top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

2ª Assembleia de Moradores da BragaHabit - Temas centrais: Candidaturas a Projetos e Fundos

A Assembleia de Moradores é uma iniciativa da Bragahabit para refletir e identificar oportunidades que favoreçam as comunidades e promovam uma cidade mais viva.


A Assembleia de Moradores da Bragahabit voltou a reunir a 26 de março e o tema central abordado foram as candidaturas a projetos e fundos. O encontro entre as associações de moradores do Município de Braga realizou-se nas instalações do Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga.


Objetivos da 2ª reunião da Assembleia Informal de Moradores dos Bairros de Braga

A esta segunda edição do encontro, para além das associações que já tinham estado presentes na primeira sessão, juntou-se a Associação de Moradores do Bairro de Alegria. Passam, assim, a ser nove os bairros já representados nesta iniciativa da Bragahabit.


Foram dois os grandes objetivos desta sessão:

  1. Formar e informar as associações, dando a conhecer os instrumentos de apoio disponíveis e a que podem recorrer para financiar as suas atividades

  2. Capacitar as associações, garantir a sua sustentabilidade, com recurso a fundos comunitários ou outros programas de entidades públicas e privadas que apoiam causas de entidades locais

De acordo com Carlos Videira, Administrador Executivo da BragaHabit, o objectivo geral desta sessão passou por capacitar as associações e dar a conhecer os instrumentos disponíveis a que podem recorrer para financiar as suas actividades e garantir a sua sustentabilidade, com recurso a fundos comunitários ou outros programas de entidades públicas e privadas que apoiam causas de entidades locais.


Desta forma, cumprimos um papel formativo que é muito importante para o desenvolvimento das organizações e das comunidades.

Dinamização da 2ª reunião

A sessão foi dinamizada por Carlos Sousa Santos, Gestor de Resiliência do Human Power Hub, que apresentou os vários passos que são necessários para a apresentação e execução de candidaturas e esclareceu as dúvidas de todos os presentes.


A próxima Assembleia de Moradores decorrerá em Abril, mantendo a periodicidade mensal que foi definida em conjunto entre todos os participantes na primeira sessão.

Saiba mais sobre o Projeto Assembleia de Moradores dos Bairros de Braga aqui.


12 visualizações
bottom of page