top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Primeira reunião da Assembleia de Moradores: Em prol da melhoria dos Bairros da Cidade

A Assembleia de Moradores é um projeto da BragaHabit que junta membros da Administração da empresa municipal de Braga e moradores dos bairros das Enguardas, Andorinhas, Santa Tecla, Picoto, Parretas, Montélios, Bracara Augusta e Nogueira da Silva.


A Assembleia segue-se a um conjunto de reuniões individuais de reflexão e partilha. São três os grandes objetivos desta iniciativa:

  • Gerar um espaço livre de partilha de projetos, oportunidades e trabalho em prol da melhoria dos bairros da cidade

  • Fomentar a reflexão conjunta sobre as prioridades de trabalho

  • Identificar oportunidades que favoreçam as comunidades e promovam uma cidade mais viva


Dinâmica social mais ativa: reunir os representantes dos Bairros de Braga

Na primeira sessão da Assembleia de Moradores, que aconteceu a 28 de fevereiro de 2022, estiveram Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Carlos Videira, Administrador Executivo da Empresa Municipal BragaHabit.


Para Ricardo Rio:


Esta iniciativa tem o mérito de possibilitar um diálogo mais direto e próximo com os cidadãos destes bairros, respondendo às necessidades de cada zona habitacional e mantendo um canal sempre aberto para ouvir as pretensões das associações.

Para Carlos Videira:


A Bragahabit, para além da vertente do apoio habitacional, tem por objetivos resolver os desafios emergentes nas áreas da educação, ambiente, cultura ou desporto. Nesse sentido, estas Assembleias funcionam como um movimento da base para o topo que permitirão formular melhores políticas públicas.

Uma dinâmica social mais ativa que pretende trazer para Braga as melhores práticas e devolver a cidade aos cidadãos e à sua capacidade de mobilização conjunta para resolução das questões mais prementes e emergentes.


Saiba mais sobre o Projeto Assembleia de Moradores dos Bairros de Braga aqui.


6 visualizações
bottom of page