Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga: BragaHabit como Signatária

A BragaHabit aderiu ao Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga. Esta empresa municipal assumiu a liderança para a transição para uma mobilidade mais sustentável. O seu compromisso: a implementação de um conjunto de ações que promovam uma mobilidade descarbonizada, multimodal e inclusive na cidade de Braga.



Os objetivos do Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga

O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga é uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga.


Dos objetivos inerentes à realização deste pacto destacam-se:

  • A redução das emissões de GEE do concelho

  • Garantir que todos os cidadãos têm acesso às mesmas soluções de mobilidade

  • Assegurar um maior bem-estar nas deslocações casa-trabalho

  • Promover melhor qualidade do ar e hábitos mais saudáveis

Na materialização destes objetivos, a iniciativa conta com a contribuição direta das empresas e instituições locais.


Visão dos representantes das entidades envolvidas no Pacto


João Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal, reforçou a pertinência desta iniciativa na melhoria da mobilidade:


Entramos na década derradeira para a ação. O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga é um exemplo de liderança e de aceleração para uma mobilidade urbana multimodal, maioritariamente partilhada ou coletiva, inclusiva, adaptável e, sobretudo, sustentável junto do setor empresarial de Braga.

Já Hélder Costa, Secretário Executivo para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Braga, focou-se na relevância desta oportunidade na redução dos gases de efeito estufa:


O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga é uma oportunidade para todas as organizações que queiram ser mais sustentáveis e apoiar a descarbonização da cidade.
O primeiro Relatório de Sustentabilidade da cidade de Braga demonstrou que 65% de emissões de gases com efeito estufa tem origem na mobilidade urbana. Apesar do avanço tecnológico para energias mais limpas, a transformação para uma cidade neutra em carbono só se fará com a colaboração de todos, onde o tecido empresarial terá um papel relevante.

Por fim, Carlos Videira, Administrador Executivo da BragaHabit, referiu que a adesão da BragaHabit a esta iniciativa faz todo o sentido, pois:


Na qualidade de entidade pública com atribuições relacionadas com questões sociais da maior importância para o bem-estar dos indivíduos e para a coesão da comunidade, a BragaHabit nunca poderia deixar de aderir a uma iniciativa que não é apenas ambiental, mas também de responsabilidade social.

Através da assinatura deste pacto, a BragaHabit fortalece os compromissos adotados no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade. Assim, esta entidade afirma-se como protagonista na construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e com maior bem-estar e segurança dos cidadãos.


A Mobilidade como compromisso

A mobilidade é um tema-chave em todos os compromissos europeus e mundiais – Acordo de Paris sobre o clima, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas ou o Pacto Ecológico Europeu.

Nos espaços urbanos, onde irá viver mais de 2/3 da população até 2050, prevê-se que a mobilidade desempenhe um papel central n@:

  • Diminuição das emissões de GEE e na mitigação das alterações climáticas

  • Uso eficiente dos recursos e transição para uma economia circular

  • Redução das desigualdades sociais e maior inclusão, saúde e bem-estar da população

  • Adoção de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis

  • Construção de centros urbanos mais resilientes e tecnológicos

  • Diminuição do congestionamento das cidades


O PMEB visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Braga através de 28 ações concretas, com as quais as empresas se podem comprometer.


Saiba como a sua empresa pode fazer parte desta iniciativa aqui.

16 visualizações