top of page

Programa Viva o Bairro apresentado no Parlamento Europeu como exemplo de inovação social

  • Foto do escritor: BragaHabit
    BragaHabit
  • 17 de out.
  • 2 min de leitura

A cidade de Braga deu mais um passo importante na afirmação do seu ecossistema de inovação social a nível internacional. Representantes de 12 associações de moradores vencedoras da terceira edição do Programa Viva o Bairro viajaram até Bruxelas, onde apresentaram o projeto no Parlamento Europeu, a convite da eurodeputada Lídia Pereira.


A visita decorreu no âmbito da Semana das Regiões e Municípios, permitindo dar visibilidade ao trabalho de proximidade desenvolvido em Braga através de parcerias entre o município, a BragaHabit e as comunidades locais.


ree

Um projeto com impacto e potencial de replicação

Segundo Carlos Videira, administrador da BragaHabit e responsável pela comitiva, o Viva o Bairro é um projeto inovador por várias razões:

Não é só um orçamento participativo em que as pessoas dizem o que gostariam que o município executasse. Aqui há um projeto, que parte do território, apoiado por uma capacitação das pessoas, com recursos humanos e financeiros para serem os próprios a executar.

O facto de serem as associações de moradores a conceber, coordenar e implementar as atividades, com apoio técnico e financeiro, distingue o programa a nível europeu. A abordagem centrada nas pessoas e no território foi reconhecida com vários prémios internacionais, incluindo:

  • Grau Ouro em Habitação Inclusiva, atribuído pela Comissão Europeia

  • Distinção da ONU-Habitat, como modelo de inovação social com potencial de replicação noutros países


Diversidade e representação comunitária em Bruxelas

A comitiva integrou representantes das associações de moradores de bairros como:

  • Enguardas, Andorinhas, Montélios e S. Frutuoso

  • Fujacal e Conselheiro Lobato

  • Bracara Augusta, Bairro da Alegria, Nogueira da Silva e Praceta Padre Diamantino Martins

  • Cruz Vermelha, Boagilha, Rede de Bens e Parretas Team



Ao longo da visita, os participantes conheceram o funcionamento do Parlamento Europeu, partilharam experiências com outros projetos premiados e representaram a força comunitária de Braga perante autarcas e técnicos de outros países europeus e da América Latina.


O impacto do programa foi evidente e abriu portas a novos contactos internacionais. Municípios do México, por exemplo, demonstraram interesse em replicar este modelo de participação cidadã.

Uma nova edição já a caminho

As candidaturas para a 4.ª edição do Viva o Bairro decorrem até 31 de outubro, com um reforço significativo no apoio financeiro. A verba atribuída em 2025 será 50% superior à das edições anteriores, com o objetivo de estimular ainda mais a inovação e o envolvimento das comunidades.


Queremos que este reforço de financiamento sirva para alavancar ainda mais projetos transformadores dentro dos bairros, dando maior escala e visibilidade ao trabalho de proximidade feito pelas associações.

Braga afirma-se na Europa com inovação que nasce dos bairros

A apresentação do Viva o Bairro no Parlamento Europeu reforça o posicionamento de Braga como cidade que inova com base na escuta ativa, na confiança nas comunidades e na valorização das redes locais.


Mais do que um programa de apoio financeiro, o Viva o Bairro é um exemplo de como políticas públicas participativas podem transformar realidades e gerar impacto social duradouro.


Braga leva os bairros à Europa, e mostra que o futuro da inovação passa pela proximidade.


Eis algumas das reportagens sobre esta deslocação:


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page