top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

BragaHabit recebe 6 milhões do PRR para promover habitação digna

A BragaHabit, Empresa Municipal, tem 10 candidaturas validadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para aumentar o acesso à habitação das famílias mais carenciadas do concelho.



6 milhões de investimentos para a área da habitação


São 6 milhões de investimentos com financiamento a 100 por cento para realizar até novembro de 2023, pela BragaHabit. Sendo que o PRR tem reservados para o concelho de Braga mais de 41 milhões de euros. Valor destinado para as áreas da habitação, património cultural e apoio ao emprego em instituições de solidariedade.

A BragaHabit tem um pacote de dez candidaturas aprovadas pelo PRR. Perfazendo ao todo 5 778 800 euros para investimentos a “fundo perdido”.

A entidade gestora do PRR, revelou que no total nacional, o Programa de Apoio ao Acesso à habitação vai beneficiar «pelos menos 26 mil famílias até 2026». E que «O objetivo do investimento é garantir uma habitação digna e adequada para as famílias mais necessitadas e para os grupos mais vulneráveis. Disponibilizando «habitação social e apoio financeiro para a renovação ou construção a grupos-alvo identificados que não dispõem de capacidade financeira para garantir a adequação da sua própria habitação».


O primeiro dos 10 projetos fica fechado até final de novembro de 2022


Nos 10 projetos de investimentos a realizar pela BragaHabit, o primeiro, no valor de 657 mil e 800 euros é para ficar fechado até ao final de novembro deste ano. Para o início de janeiro de 2023 é apontado um outro de 823 mil e 800 euros. Para o primeiro próximo ano é também identificado um dos investimentos de menor dimensão (460 mil e 600 euros). Enquanto que o projeto de maior volume financeiro (959 mil e 700 euros) tem data de fecho na primeira semana de abril de 2023.

Os quase 6 milhões de euros a atribuir à BragaHabit elevam para 31,7 milhões o volume dos apoios do PRR à habitação em Braga. Sendo que 25,7 milhões se destinam à criação de uma nova residência universitária pela Câmara Municipal de Braga.


Saiba mais sobre os Projetos Sociais da BragaHabit aqui.

bottom of page