• BragaHabit

1º Direito avança no Bairro das Andorinhas

A BragaHabit realizou uma sessão de esclarecimento acerca do Programa 1º Direito com os proprietários e residentes do Bairro das Andorinhas. Esta sessão contou, também, com a presença da Associação de Moradores local e a Junta de Freguesia de S. Vicente.



Apresentação do Programa 1º Direito

A sessão de apresentação teve como intuito sensibilizar e esclarecer os moradores do Bairro das Andorinhas acerca do funcionamento do Programa e processo de candidaturas. De facto, sessões deste tipo são essenciais para que ocorra um esclarecimento correto e claro junto da população, como salienta Carlos Videira, Administrador da BragaHabit.


Este é um programa de apoio à promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas, sem alternativa habitacional e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo de acesso a uma habitação adequada.

No decurso da sessão, Carlos Videira ressalvou que o processo de candidaturas ao 1º Direito deve ser realizado com máxima prontidão. Isto porque, segundo o mesmo, só as primeiras 26 mil casas a nível nacional serão comparticipadas a 100%, a fundo perdido, pelo Programa.

Carlos Videira reafirmou, também, a total disponibilidade da BragaHabit no aconselhamento dos procedimentos às candidaturas dos moaradores.


Esta é uma empresa municipal que pretende criar um ambiente de envolvimento, de partilha e de informação dos vários projectos em curso, assim como das oportunidades de financiamento disponíveis para os proprietários de forma a melhorar os bairros de Braga.

Programa 1º Direito

Um programa governamental destinado ao Apoio ao Acesso à Habitação.

Este Programa assenta numa dinâmica promocional predominantemente dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento. Por outro lado, aposta em abordagens integradas e participativas. Abordagens que promovam e potenciem a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos central, regional e local e os setores público e privado.



Programa 1º Direito no Bairro das Andorinhas

Com este Programa poderão ser financiadas obras de:

  • Melhoria da eficiência energética das habitações do Bairro das Andorinhas.

  • Reabilitação que visem a resolução de problemas decorrentes de infiltrações de água. Como tal, a beneficiação das fachadas e das coberturas dos edíficos apresenta-se como prioritária.

Desde 2004, que o Bairro das Andorinhas aguarda por intervenções de reabilitação mais profundas. A última ação de reabilitação no Bairro contou com substituição dos telhados e pintura das fachadas.


Saiba mais sobre este programa aqui.

15 visualizações