top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Reabilitação de 151 habitações em Braga

A Câmara Municipal de Braga anunciou a entrega de candidaturas no Portal de Habitação para a reabilitação de casas nas Andorinhas e em Maximinos .



Recuperação de Apartamentos no Bairro das Andorinhas

Deram entrada hoje, dia 30 maio 2022, no Portal de Habitação, 105 candidaturas para recuperação de apartamentos no Bairro das Andorinhas. Um bairro localizado na freguesia de S. Vivente que possui um total de 136 imóveis sob a alçada da BragaHabit.

A Câmara Municipal de Braga antecipa um investimento de 4.5 milhões de euros na reabilitação dessas casas se todas as candidaturas forem aceites.


Na verdade, as candidaturas, ainda, estão a decorrer! Pelo que o vereador do pelouro do Urbanismo e Habitação, João Rodrigues, prevê que esta semana sejam submetidas mais 22 candidaturas provenientes deste bairro.


Reabilitação de Casas em Maximinos

De acordo com a Câmara Municipal de Braga decorreram, também, 24 candidaturas de fogos localizados na Praceta do Padre Sena de Freitas. Nestas habitações, na freguesia de Maximinos, verificam-se condições de insalubridade e indignidade que tornam viáveis as suas candidaturas ao Portal de Habitação.


Outros acordos de Financiamento

Há, igualmente, um acordo de financiamento entre a BragaHabit e o IRHU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana). Tal contempla uma programação temporal até 2026, com um investimento na ordem dos 5.1 milhões de euros.

O mesmo financiamento aponta 2022 como o ano em que está prevista a reabilitação de 127 frações ou de prédios no Bairro das Andorinhas.


Além disso, já em 2021, com a aprovação da Estratégia Local de Habitação, a BragaHabit assegurou o financiamento de 17 milhões de euros para reabilitar património habitacional em Braga. De facto, esse investimento está a ser aplicado no 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. Com este programa, o município visa:

  • Não só a recuperação de habitações devolutas ou em condições de inabitabilidade nos bairros da cidade,

  • Como o acréscimo de 40 novos fogos, através da reabilitação de outras habitações degradadas do Concelho.

Em conjunto, o investimento rondará os 35 milhões de euros e assegurará a redução do número de famíias vulneráveis em lista de espera por uma habitação em Braga.


1º Direito e o Apoio aos Proprietários

Carlos Videira, administrador da BragaHabit, adiantou que, de igual forma, o Município e a BragaHabit estão a apoiar os proprietários na submissão das suas candidaturas ao 1º Direito como Beneficiários Diretos.


De acordo com o Aviso do PRR, as primeiras 26 mil candidaturas aprovadas serão financiadas a 100%. Por isso este apoio ao proprietários é tão importante para que processo de candidatura decorra com sucesso! Assim, na BragaHabit, definimos um horário de atendimento semanal aos proprietários para levantamento das necessidades, elaboração de projetos, orçamentação e submissão de candidaturas.

De um modo geral, todos financiamentos aqui mencionados têm como intuito aumentar o número de casas elegíveis disponíveis no Concelho de forma a dar resposta ao aumento dos pedidos de apoio à habitação. Assim, poderá alargar-se o número de agregados familiares a beneficiar desse apoio e reduzir as listas de espera.


Conheça o parque habitacional atual pelo qual a BragaHabit é responsável, aqui .


bottom of page