top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Presidente da República no HPH: Braga está na onda da inovação social

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o centro de inovação social de Braga, o Human Power Hub. No decurso da mesma reforçou a necessidade das autarquias apostarem em projetos de inovação social, sublinhando que este é o momento certo para o fazerem.



Braga: um concelho catalisador da inovação social

O Human Power Hub é neste momento um espaço chave no concelho de Braga para impulsionar o empreendedorismo com carácter social no município. Com mais de 39 projetos já apoiados, nas mais diversas áreas, e sempre contemplando uma atuação social e inclusiva junto das comunidades onde se encontram inseridos.


No HPH, o Presidente da República teve a oportunidade de conhecer de perto alguns dos projetos pioneiros apoiados e acompanhados pelo HPH.


Projetos mais maduros, como o Bike Atitude e o Equilibrium, tiveram a possibilidade de fazer uma breve demonstração das suas atividades ao Presidente da República.



Para Marcelo Rebelo de Sousa, Braga está na onda da inovação social. Apanhou-a a tempo, contribuindo para a aceleração de projetos de impacto social positivo:


É por aí [inovação] que tem de se andar, e tem de se andar mesmo! Rapidamente. E é bom que todos percebam isso, de alto a baixo. Estes tempos, e os próximos anos, são únicos para aproveitar a visão de médio a longo prazo a nível de apoio europeu. São anos únicos para converter projetos embriões como estes que hoje aqui pude conhecer, em projetos com velocidade de cruzeiro. Braga não só está a responde às necessidades atuais, como está a antecipar respostas, o que é espetacular!

HPH: um espaço de formação para capacitar

O HPH é a alavanca fundamental na disseminação de projetos que impactam positivamente a vida das pessoas e das comunidades, especialmente, dos bairros sociais de Braga.

Por essa razão, o Presidente da República aproveitou a sua visita para conversar com alguns dos criadores e impulsionares dos projetos em curso no HPH.


Nas salas de formação do HPH, Marcelo Rebelo de Sousa, pode conhecer um pouco melhor os projetos em fase de embrionária e de crescimento, como:

  • O Ler + Pc, vocacionado para a aprendizagem de crianças com paralisia cerebral. Um projeto da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Braga que ajuda crianças com paralisia cerebral a ler e a participar em sessões de leitura comum em sala.

  • O Pegadas do Brincar, que passa por fazer da sustentabilidade algo divertido. Através de atividades que facilitam o contacto com a Natureza, este projeto combate o sendentarismo, comportamentos passivos e o stress.

  • O Silioslife, numa vertente mais digital orientada para a literacia informática dos idosos no combate ao isolamento e exclusão social.



O PR reservou, ainda, algum tempo para ouvir as Associações de Moradores dos Bairros Sociais de Braga. Este encontro contou com a presença do administrador da BragaHabit, Carlos Videira, e do Presidente da Cãmara de Braga, Ricardo Rio.

Os representantes dos moradores dos bairros sociais de Braga exposeram as dificuldades que sentem nos seus bairros. E apresentaram e discutiram com o Presidente da República algumas das ideias novas e diferentes que têm para melhorar o bem-estar e o ambiente das comunidades onde se inserem.



O futuro passa pela inovação social

A visita do Presidente da República finalizou com uma breve sessão de reflexão sobre o futuro e como Braga é uma cidade que está na liderança!

Esta sessão teve como oradores principais: Marcelos Rebelo de Sousa, Ricardo Rio e Carlos Videira.




Na sala principal, Carlos Videira focu as mais-valias do HPH, a sua evolução e o caminho a seguir.

Já o Presidente da Município agradeceu as palavras de Marcelo. Sublinhou, igualmente, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos dois mandatos, no sentido de uma maior e melhor inovação para a inclusão social:


Temos trabalhado para possibilitar um crescimento inclusivo. O mote de que ninguém fica para trás não é um mero chavão. É algo que levamos muito a sério em todas as áreas de governação municipal. Fomos das primeiras cidades a nível Europeu, da Rede Eurocities, a comprometer-se com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Temos investimentos assegurados a médio prazo muito significativos e somos uma das cidades que tem, interruptamente, sido considerada mais amiga das famílias.
Incentivamos, também, os bracarenses a mostrar as suas ideias. A torná-las em projetos de inovação social viáveis. Estes, que se desenvolvem no Human Power Hub, têm condições para ter viabilidade económica. Não serem dependentes do financiamento público ou de outras linhas de financiamento no futuro. E contribuirem positivamente para a inclusão social.

O Presidente finalizou a visita com a promessa de que voltará em breve a Braga para constatar a sustentabilidade dos projetos que neste dia teve a oportunidade de conhecer.


Descubra tudo sobre a visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao HPH no vídeo que se segue, totalmente, dedicado à mesma.



Saiba mais sobre o Human Power Hub aqui.


bottom of page