top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Mª João Ruela no Human Power Hub

O Human Power Hub recebeu Mª João Ruela, Consultora para os Assuntos Sociais e Comunidades da Casa Civil da Presidência da República. Uma visita que se revelou um reforço positivo no percurso do impacto social que o projeto concentra.



As instalações do HPH

A visita de Mª João Ruela iniciou com uma apresentação do novo espaço da Human Power Hub. No princípio do ano o HPH deixou o Edíficio do Castelo, para instalar-se nas novas acomodações do Seminário N.ª Sra.ª da Conceição, junto ao Espaço VITA.

Este novo local permitiu uma reorganização e rentabilização das ações levadas a cabo pelo e no HPH. Melhores condições para as equipas de trabalho e para o alojamento das formações residenciais de capacitação dos empreendedores participantes.


HPH: ponto de situação

Posteriormente, o administrador da BragaHabit, teve oportunidade de dar a conhecer o percurso do Human Power Hub. Neste momento o HPH já vai com 2 anos de existência e sempre com os olhos num futuro melhor para todos. A missão essa mantém-se inalterável! Prestar apoio à aceleração e incubação de ideias empreendedoras orientadas para o impacto social.


Nesta linha, Carlos Videira explicou a Mª João Ruela que o HPH é um projeto envolvente e disruptivo!


O Centro de Inovação Social é participativo, colaborativo, e integrado na sociedade bracarense. É um projeto que procura estabelecer na cidade de Braga um modelo híbrido de inovação social, combinando forças do setor social, corporativo, público e académico. É um projeto comum! Que desafia empreendedores a apresentar soluções que respondem verdadeiramente às necessidades das comunidades. Respostas que melhoram a qualidade de vida dos mais vulneráveis.

O administrador da BragaHabit referiu, igualmente, que desde a sua génese que o HPH já apoiou mais de 39 iniciativas empreendedoras de cariz social. E, mais de 31.276 participantes, integraram ações e atividades promovidas pelo HPH.


Desde janeiro de 2021 que o HPH se encontra sob a tutela da BragaHabit. Por um lado, tornou-se uma alavanca fundamental na disseminação de projetos sociais que impactam a vida das pessoas e comunidades do concelho. E, por outro, permitiu ao projeto a consolidação que necessitava como política pública de apoio à inovação social.


Iniciativas em destaque no HPH

Carlos Videira teve ainda tempo para abordar algumas das iniciativas apoiadas pelo HPH. Destas destacou:

  • O envolvimento na rede URBACT. Um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

  • O financiamento do Programa Portugal Inovação Social entre 2019 e 2021. Uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal.


Relatório 2021 de impacto do HPH

Carlos Videira juntamente com a equipa gestora do HPH apresentou, também, as conclusões do relatório de impacto do HPH, divulgado aquando do seu 2º aniversário, em fevereiro deste ano.

Como sintetizou Carlos de Sousa Santos a Mª João Ruela:


O HPH identifica vários stakeholders numa nova abordagem social da cidade e cujo conceito, resulta da ativação da Teoria da Hélice Quadrupla, que envolve a Autarquia de Braga, os empresários da cidade, as instituições de ensino superior e de investigação da região e os cidadãos que pretendem resolver problemas sociais, económicos e ambientais que se colocam no território do Concelho de Braga.

O objetivo do HPH continuará a ser: impulsionar a inovação social em Braga!


Quanto mais depressa tivermos os nossos cidadãos e os nossos bairros a experimentarem metodologias como o Business Improvement District ou o Social Currencies, mais rápido vamos resolver problemas como o desperdício, questões de efciência energética, ou ambiental, entre outras, a cidade estará sempre um passo à frente.

Saiba mais sobre o projeto Human Power Hub aqui.


9 visualizações
bottom of page