top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Cerimónia de Assinatura dos Protocolos de Colaboração dos projetos ´Viva o Bairro´

Foram assinados no dia 28 de dezembro os protocolos relativos à primeira edição do ´Viva o Bairro’. Uma iniciativa local de habitação, criada pela BragaHabit em parceria com o Município de Braga. Este programa tem como objetivo intervir junto das comunidades locais para identificar necessidades em territórios prioritários.

Serão financiados dez projetos de melhoria e/ou requalificação propostos por associações de moradores e outras entidades com intervenção local. Num valor global alocado ao programa de cerca de 170 mil euros. Sendo que, os projetos aprovados são financiados a 100%, até ao montante máximo de 20 mil euros.


Recordamos que o ‘Viva o Bairro’ tem como objetivo promover o desenvolvimento local, fomentando a cidadania ativa e a capacidade de auto-organização. Bem como a procura coletiva de soluções, através da participação da população na melhoria das suas condições de vida.


Os projetos financiados, dos quais já havíamos dado nota, aqui, são os seguintes:

  • ‘O Ringue da Amizade’, da Associação Pegadas do Brincar (20 mil euros);

  • ‘Da Rua para o Ringue’, da Associação Parretas Team (19.660 euros);

  • ‘Sénior Feliz, Saudável e Seguro’, da Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas (20 mil euros);

  • ‘Viva às Andorinhas’, da Associação de Moradores das Andorinhas (20 mil euros);

  • ‘Academia Tecl@rt’, da Delegação de Braga da Cruz Vermelha (20 mil euros);

  • ‘Festival Internacional de Ilusionismo’, da Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso (20 mil euros);

  • ‘Todos ao Forum’, da Associação de Moradores do Aldeamento Bracara Augusta (11.750 euros);

  • ‘Cativar’, da Associação Juvenil ‘A Bogalha’ (17.388,86 euros);

  • ‘Escola de Música e Cidadania Picoto’, da Agência do Bem/Fundação Bomfim (20 mil euros);

  • ‘Turma do Bairro’, da Organização Portuguesa de Ajuda Humanitária (20 mil euros).


O ‘Viva o Bairro’ vai ter continuidade

Esta hipótese foi confirmada na cerimónia de assinatura dos protocolos relativos à edição inaugural do programa.


Para Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit, é importante o ‘Viva o Bairro’ se “torne num programa anual que beneficie as entidades promotoras que se candidatam e que funcione como um incentivo para que mais moradores e de outros territórios se unam, se organizem, para apresentar projetos”.


João Rodrigues, o vereador responsável pelo pelouro da Habitação destaca que “O nosso foco não está só nas casas e nos fogos de habitação, mas também no habitat onde as pessoas estão inseridas. Queremos que haja uma maior confluência entre o espaço exterior e as comunidades”.


Já Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, evidencia que “Este envolvimento direto dos moradores é enriquecedor para o nosso trabalho. E promove uma lógica de corresponsabilização pelos destinos das comunidades. Para além disso, com o seu contributo conseguimos ainda uma maior proximidade e entendimento daquilo que são as necessidades de cada zona da cidade”. Acrescentou ainda que, as intervenções previstas neste programa, “vêm dignificar e dar melhor qualidade de vida aos bairros, ajudando a criar dinâmicas que fortalecem a comunidade”.

Pode ver tudo sobre este programa "Viva o Bairro", aqui.




bottom of page