top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

BragaHabit e Município de Braga criam solução inovadora para sem-abrigo

No dia 27 de junho, o Município de Braga aprovou mais um protocolo de colaboração com a BragaHabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga. A criação da House of Skills, uma solução inovadora no âmbito do projeto ROOF.


Projeto ROOF – Ending Homelessness


A cidade de Braga participa neste projeto ROOF – Ending Homelessness, ao lado de cidades europeias como, Ghent e Liége (Bélgica), Timisoara (Roménia), Odense (Dinamarca), Poznan (Polónia), Glasgow (Escócia), Salónica (Grécia) e Toulouse (França).


Uma rede europeia que tem como propósito criar respostas habitacionais inovadoras para as pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo.



A criação da House of Skills


Esta solução consiste na criação de uma habitação de transição para as pessoas em situação de sem-abrigo. Em conjunto com um programa de melhoria das suas competências pessoais, sociais e profissionais. Tudo em colaboração com as várias organizações sociais da cidade de Braga que atuam neste domínio.


A BragaHabit, enquanto parceira ativa no contexto do NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo) e do próprio Projeto ROOF, irá ceder uma habitação. Nesta, será desenvolvido um programa de alojamento sustentado no modelo de Housing First. Bem como o desenvolvimento de um programa de melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais das pessoas enquadradas nesta resposta.


Esta habitação será utilizada em regime de residência partilhada e destina-se, portanto, a promover o acesso ao alojamento e à integração social dos seus residentes. Designadamente, através de condições que permitem o treino e exercício da sua autonomia.


Outros Protocolos de apoio habitacional


Além das respostas de apoio habitacional enquadradas no Regulamento de Apoio à Habitação do Município, a BragaHabit tem desenvolvido mais protocolos com outras entidades. Nomeadamente, com serviços e instituições de apoio e respostas habitacionais alternativas. Por forma a garantir um acompanhamento de grande proximidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social e habitacional.

Conheça mais programas e respostas de Apoio Habitacional da BragaHabit aqui.


24 visualizações
bottom of page