• BragaHabit

Braga apoia famílias no combate à pobreza energética

O Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética de Braga está a merecer destaque nos meios de comunicação social nacionais. Uma iniciativa do Município de Braga que conta com a parceria da BragaHabit.


Um Programa para melhorar o desempenho energético das habitações de Braga

Este Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética foi apresentado no passado dia 9 de novembro, tal como pode ver aqui.


Uma recente reportagem da CNN Portugal acompanhou uma visita técnica no âmbito deste Programa. E entrevistou o Presidente da Câmara, Ricardo Rio, a propósito desta iniciativa tão relevante no panorama nacional. Principalmente na atual conjuntura económica, com os sucessivos aumentos dos custos da energia.


Esta é, por isso, uma iniciativa que marca efetivamente pela diferença. E pela resposta efetiva a uma questão social premente na atualidade. Ainda mais no contexto do nosso país, onde existem outras iniciativas a nível nacional, mas com valores de comparticipação mais baixos.


Visita Técnica no âmbito do Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética

Tal como pode ver mais detalhadamente aqui, as candidaturas ao Programa são feitas através do Balcão Digital da BragaHabit. E este Programa pode englobar desde a substituição de janelas e portas de entrada à aplicação e substituição de isolamento térmico na envolvente do edifício.


Sendo que, âmbito de uma candidatura a este Programa, é sempre agendada uma visita técnica de profissionais da área para apreciação. Nesta visita são avaliadas as necessidades específicas de cada habitação. E propostas as soluções potenciadoras de maior eficiência e conforto energéticos.


Pode ver um excerto de uma destas visitas, na reportagem da CNN Portugal, aqui. Esta é essencialmente uma visita para observar, avaliar e tomar decisões, tal como se refere na reportagem.


A Autarquia investe até meio milhão de euros até ao final de 2023

O Município de Braga vai investir até 500 mil euros neste Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética das habitações do concelho. Cada projeto aprovado é financiado a 100%, até ao montante máximo de 2.500€. E pode ver todas as condições de financiamento deste Programa Municipal, aqui.


Uma iniciativa que reflete a preocupação do município com uma franja da população particularmente desfavorecida. “Não chegará a todas, lamentavelmente, mas é um contributo importante e que poderá ser superior a 200 famílias.”. Isto se “o valor individual de comparticipação acabar por ser menos do que o teto que estabelecemos de 2.500€.”, conforme referiu o Presidente da Câmara, Ricardo Rio, em entrevista à CNN Portugal.


O autarca destacou ainda algumas das condições de elegibilidade para a candidatura a este programa, como a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e as condições do imóvel. Para conhecer todas as condições de elegibilidade ao Programa, veja este artigo.


Descubra mais sobre outros Apoios Sociais à Habitação no Município de Braga, aqui.

25 visualizações