• BragaHabit

Programa “Viva o Bairro” financia projetos de intervenção local até 20 mil euros

O Programa “Viva o Bairro” é uma iniciativa local de habitação, criado pela BragaHabit em parceria com o Município de Braga. E é dinamizado pelo Human Power Hub, em colaboração com as Associações de Moradores do Concelho de Braga.


Promover o desenvolvimento local através do “Viva o Bairro”


Este programa intervém junto das comunidades locais para identificar necessidades em territórios prioritários e responder em conformidade e com rapidez. E disponibiliza 20 mil euros a cada projeto de melhoria ou requalificação proposto pelas Associações de Moradores ou outras entidades com intervenção local.


O “Viva o Bairro” tem como objetivo promover o desenvolvimento local, fomentando a cidadania ativa, a capacidade de auto-organização e a procura coletiva de soluções. Tudo isto através da participação da população na melhoria das suas condições de vida.


As condições do programa “Viva o Bairro”


Para este programa são elegíveis projetos/ações que se enquadrem nas seguintes áreas: Intervenções Pontuais; Serviços à Comunidade e Pequenos Investimentos e Ações Integradas.


Podem candidatar-se ao programa as Associações de Moradores reconhecidas pela BragaHabit. E as organizações com natureza formal e não formal sem fins lucrativos que aí desenvolvam ou se proponham a desenvolver intervenções.


A apresentação das Candidaturas decorre entre 1 e 31 de outubro. E todas as candidaturas devem ser apresentadas por uma parceria territorial. Esta parceria terá de ser composta por, pelo menos, duas entidades, sendo que uma delas deverá estar legalmente constituída.


Os critérios de avaliação dos projetos são:

  • Participação (com ponderação de 0 a 30);

  • Pertinência e Complementaridade (com ponderação de 0 a 20);

  • Coesão Social e Territorial (com ponderação de 0 a 20);

  • Sustentabilidade (com ponderação de 0 a 20);

  • Inovação (com ponderação de 0 a 10).


Cada projeto aprovado será financiado a 100% e até ao montante máximo de 20 mil euros.


As candidaturas devem ser apresentadas exclusivamente através do Balcão Digital do site da BragaHabit, aqui.

26 visualizações