top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Município reuniu Rede Social de Braga

O Município de Braga promoveu uma reunião da Rede Social de Braga para potenciar parcerias e sinergias para a coesão social.



Esta sessão plenária, que decorreu no Human Power Hub, juntou representantes de parceiros públicos e privados.


Foram apresentadas as diversas iniciativas e projetos sociais que estão a decorrer a nível local e nacional.


Refletiu-se sobre as ações e projetos que promovem e reforçam a coesão social. Assim como a melhoria do bem-estar dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade social.


Projetos em destaque


De entre os temas abordados na reunião, destaca-se o esclarecimento sobre os Prémios BPI - Fundação “laCaixa”. Destaca-se também os respetivos concursos, nomeadamente o “Capacitar”, Solidário, Seniores e Infância.


Foi apresentado o serviço de atendimento social da CERCIGUI - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães, sediado em Braga. Este tem como objetivo a promoção da integração socioprofissional de pessoas com deficiência.


O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Braga foi também dado a conhecer aos parceiros. Este é um importante instrumento de estratégia local, para produzir uma mudança consciente e proactiva na comunidade.

Considerando a relevância da sensibilização para o consumo saudável de frutas e legumes diários, foi divulgado o projeto ‘5 ao Dia’ . Este projeto é difundido pelo MARB - Mercado Abastecedor da Região de Braga.


Candidaturas para o Boostcamp HPH

Para finalizar a parte temática da sessão, sensibilizou-se os parceiros da rede a participarem no Boostcamp de Inovação Social para as Organizações Sociais, onde se esclareceu todo o processo de candidatura.


As inscrições encontram-se abertas até ao dia 20 de Março, através do preenchimento do formulário: https://forms.gle/QuGyMG2RsE2WoG6YA

Próximos passos


Na segunda parte da sessão seguiram-se:

  • novas adesões ao Conselho Local de Acção Social de Braga (CLAS;

  • emissão e ratificação de pareceres para a criação de novas respostas sociais no Concelho de Braga;

  • reorganização das comissões sociais do Alto Este e Monte do Sameiro;

  • ações desenvolvidas pelo MakeBraga CLDS 4G nos seus diferentes eixos de intervenção no território.


A presidente do CLAS de Braga, Carla Sepúlveda, enalteceu a relevância da participação ativa dos parceiros. A vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, destacou todo o trabalho que tem sido desenvolvido em rede, que considera como


Sinergias fundamentais para o compromisso comum de gerar impacto social na cidade de Braga.



26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page