top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Human Power Hub Braga 3 anos de Inovação Social

O Human Power Hub - Centro de Inovação Social de Braga (HPH) celebrou três anos de apoio à inovação e empreendedorismo social, estimulando projectos com impacto na sociedade. Com um trabalho fundamental, esta estrutura municipal tem impulsionando as instituições públicas, particulares e o meio académico, ao promover a criação de soluções inovadoras para os problemas e desafios actuais, em linha com o Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Braga.





Nesta cerimónia, que decorreu esta Quinta-feira, dia 23 de Fevereiro, foram debatidos os projectos desenvolvidos no âmbito da actuação do HPH, que fazem da Inovação Social um elemento imprescindível para a criação de soluções diferenciadores no combate aos problemas sociais mais complexos da sociedade.


O Human Power Hub está na vanguarda da inovação social e tem desenvolvido projectos que dão resposta aos novos desafios da sociedade. São três anos marcantes nos quais o Município teve uma visão estratégica e tem colocado a Cidade na linha da frente nos projectos internacionais com boas práticas de inclusão e a inovação.


Como referiu Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, garantindo que a Autarquia vai continuar a apostar neste projecto e a dar condições aos empreendedores e organizações sociais para que possam desenvolver projectos que façam a diferença numa sociedade mais evoluída..



O que é o HPH?


O HPH é um projecto participativo, colaborativo, e integrado que procura estabelecer na Cidade um modelo híbrido de inovação social, que combina forças do sector social, corporativo, público e da academia, sendo um projecto comum e em torno de respostas sociais disruptivas.


Inicialmente implementado pala Fundação Bracara Augusta, o HPH passou a ser tutelado pela BragaHabit, empresa municipal que desenvolve um imprescindível trabalho na esfera social, sendo uma alavanca fundamental na disseminação de projectos que impactam positivamente a vida das pessoas e das comunidades.



Carlos Videira, administrador da BragaHabit, lembrou a importância da integração do HPH na estrutura desta empresa municipal, na medida em que possibilita um alargamento da sua esfera de acção, nomeadamente ao nível das respostas sociais a diferentes tipos de público-alvo. O responsável elencou os vários projectos desenvolvidos no HPH e enalteceu a rede de parceiros, formadores e mentores que incutem na área social o espirito empreendedor e a capacidade inovadora de Braga.


Este é mais um passo na afirmação do HPH e temos um balanço muito positivo destes três anos de actividade. Neste último ano demos continuidade ao trabalho que já estava a ser muito bem feito de sensibilização dos cidadãos para as questões da inovação social através da aceleração e incubação de diversos projectos que já estão no mercado a gerar valor económico, social e ambiental. Depois passamos a apostar mais na vertente das políticas públicas de inovação social, através dos vários projectos internacionais alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Tal como explicou Carlos Videira, destacando os projectos desenvolvidos no âmbito da BragaHabit como as assembleias de moradores ou o programa ‘Viva o Bairro’, que apoia dez projectos com impacto no território.


Vamos continuar a desafiar os empreendedores e as empresas para que possam também elas desenvolver a sua responsabilidade social corporativa, tal como a BragaHabit o vai fazer para juntos possamos acrescentar valor para encontrarmos respostas às diversas necessidades das comunidades, melhorando a sua qualidade de vida.




As comemorações do terceiro aniversário contaram com uma sessão debate sobre o tema ‘Os Centros de Inovação Social como interface para o Conhecimento na Inovação Social’, promovida pela Hélice Conhecimento HPH.


Saiba mais sobre o HPH aqui.

bottom of page