top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Human Power Hub marcou presença no Encontro Nacional de Incubadoras Sociais

Um evento que perspetivou a criação de uma rede nacional. Sendo que o Centro de Inovação Social de Braga integra a sua Comissão Instaladora.



O Encontro Nacional de Incubadoras Sociais decorreu nos dias 21 e 22 de julho, numa organização da Startup Leiria em parceria com o Politécnico de Leiria. O seu principal objetivo foi dinamizar a função das incubadoras sociais, como atores de aceleração da inovação social, complementando a ação do Portugal Inovação Social. Este evento teve lugar no Campus 5 do Politécnico de Leiria, sito na Rua de Santo André, em Leiria.


A participação do Human Power Hub

O Human Power Hub esteve representado neste encontro pelo Administrador Executivo da BragaHabit, Carlos Videira, e pelo seu Gestor de Resiliência, Carlos Sousa Santos.


Recorde-se que esta estrutura foi financiada pelo Programa Portugal Inovação Social, entre 2019 e 2021. Tem desenvolvido a sua atividade no sentido de colmatar a ausência de estratégias transversais, contextualizadas e estruturadas capazes de fomentar o desenvolvimento da inovação social. Tendo-se, posteriormente, transformado num instrumento de política pública do Município de Braga, através da sua integração na Empresa Municipal de Habitação.


O Encontro Nacional de Incubadoras Sociais

As iniciativas que decorreram no dia 21 de julho foram abertas à comunidade, com destaque para a sessão “O futuro do Ecossistema de Inovação Social”. Esta contou com as intervenções da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. Bem como do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, do presidente do Portugal Inovação Social, Filipe Almeida e da presidente da Startup Leiria, Eduarda Fernandes.


Já no dia 22 de julho, o encontro foi restrito às incubadoras sociais do país. Aqui foi discutida uma proposta de memorando sobre a visão, missão e objetivos de uma nova estrutura representativa dos Centros e Incubadoras de Inovação Social a nível nacional. Tendo esta sido apresentada por um grupo de trabalho que incluía o Human Power Hub. Por essa razão, o Human Power Hub vai integrar a Comissão Instaladora que foi constituída para a criação da Rede de Incubadoras de Inovação Social (RIIS).


O próximo encontro ficou agendado para o mês de setembro e terá lugar na Chamusca.




Saiba mais sobre os projetos sociais da BragaHabit aqui.



bottom of page