top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Human Power Hub acolhe 10 projetos de empreendedorismo

Promover a literacia financeira de pessoas infoexcluídas. Responsabilidade social corporativa. Apoio à mobilidade. Inclusão pela música. Intercâmbio de gerações. Envelhecimento ativo. Segurança em casa. Viveiro de aves exóticas. Produtos para a pele e inserção social de comunidades desfavorecidas.



São, em suma, os objetivos dos dez projetos de empreendedorismo social que no mês de setembro vão subscrever contratos de incubação no HumanPowerHub - Centro de Inovação Social do Município de Braga (HPH). O Centro que, este ano, recebeu a visita do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


As três melhores ideias vão beneficiar de incentivos financeiros

Carlos Videira, administrador executivo da empresa municipal, Bragahabit, já adiantou que, depois de uma fase de aceleração do projeto, as três melhores ideias em incubação vão beneficiar de incentivos financeiros. Que correspondem aos valores de 2500, 1500 e 1000 euros.


Projetos terão de ser financeiramente sustentáveis

Não obstante, os projetos a incubar, terão de ser financeiramente sustentáveis.

Conheça agora os 10 projetos selecionados:

  • “Binario/App de Gestão de Negócios” - consiste na criação de uma app de apoio à criação e gestão de empresas. Desde a elaboração de planos de negócios, ao cálculo de indicadores e mapas de reporte, e à (re)definição da estratégia.

  • “DITANS”- uma proposta de Responsabilidade Social Corporativa aliada à prática do Serviço Social, da Psicologia e da Formação. Visa a capacitação do capital humano e das organizações.

  • “50+ On”- a força da economia prateada é uma realidade assim como o envelhecimento mundial. Com efeito, a proposta é a de integrar numa plataforma digital serviços e produtos de necessidade e interesse do público maduro.

  • “Título dos 0 aos 100 - Intercâmbio de Gerações - Ambientes multigeracionais" - visa promover a solidariedade e fortalecer a equidade entre as gerações. Através da criação de espaços de partilha, numa ótica intergeracional que visa a partilha, e aquisição de novos saberes e competências".

  • “DESCOMPLI-CAR”- um projeto que pretende melhorar a qualidade de vida da população sénior ou mais jovem, com algum tipo de limitação, do concelho. Visa aumentar a sua autonomia favorecendo o envelhecimento ativo, confiança e bem-estar. Incluindo na condução dos seus próprios veículos.

  • “Mais Seguro em Casa”- é um projeto focado em estratégias de envelhecimento ativo e de cuidados globais de saúde à população sénior no domicílio. Quer garantir cuidados de saúde básicos e vigilância/deteção precoce de problemas. Capacitar as famílias e cuidadores informais para a prestação de cuidados. Diminuir a solidão dos idosos. Contribuir para o descanso do cuidador. E retardar a necessidade de institucionalização.

  • “(Re)construir” - que se propõe desconstruir preconceitos face a minorias discriminadas. Convida os cidadãos a uma experiência imersiva (teatro do labirinto) e reflexiva (teatro do oprimido) de forma a construir crenças e comportamentos tolerantes.

  • "Dzanga Aventura Psittacus" - consiste na criação de um viveiro de aves exóticas, psitacídeos, num local em condições ambientais próximas do seu habitat natural. Com o intuito de promover a interação com a pessoa humana e a sua conservação.

  • "Humble Bee Studios"- um estúdio de Música/ Hub criativo de várias vertentes artísticas, e também um coletivo de produção musical. Nasceu em 2021 em Braga, num espaço abandonado, reerguido pelas mãos dos fundadores e sócios.

  • "Búrios essências de vale do homem" - consiste numa gama terapêutica para cuidar da pele e enfermidades. Feito artesanalmente com plantas e matérias-primas naturais, apresenta boiões artesanais e reutilizáveis.


Saiba mais sobre os projetos sociais da BragaHabit aqui.



bottom of page