• BragaHabit

BragaHabit participa em palestra sobre eficiência energética promovida pelo Município de Braga


O Município de Braga promoveu uma palesta sobre Eficiência Energética, no âmbito da Semana do Clima, na qual a BragaHabit participou. A Semana do Clima previa um conjunto de ações de sensibilização, que decorreram entre os dias 23 e 29 de setembro. Como tínhamos anunciado, a BragaHabit associou-se à iniciativa.



A palestra decorreu no passado dia 29 de setembro, quinta-feira, no Externato Infante D. Henrique – Alfacoop. Além de Carlos Videira, Administrador da BragaHabit, contou com a presença de representantes do Município e dos Transportes Urbanos de Braga (TUB). Altino Bessa, Vereador Municipal com os Pelouros do Ambiente e Alterações climáticas, Proteção Civil e Bombeiros Municipais, Política Animal, Energia e Desenvolvimento Rural. E Teotónio Andrade dos Santos, Administrador Executivo dos TUB.


A participação da BragaHabit


Carlos Videira interveio para apresentar aos alunos e restante audiência, os casos concretos de Braga no que respeita à promoção da Eficiência Energética.


Começou por alertar para a necessidade de “tornar as áreas urbanas residenciais mais eficientes no uso da energia. Contribuindo para a proteção do ambiente e para a mitigação de emissões de gases com efeito de estufa. E, consequentemente, para a redução dos consumos e da fatura paga pelos consumidores.”


E, neste primeiro enquadramento, deu ainda a conhecer os instrumentos públicos para a promoção de eficiência energética nas habitações de famílias economicamente vulneráveis. Como o Apoio Edifícios + Sustentáveis, do Fundo Ambiental (FA), o Programa Vale Eficiência e o Programa 1.º Direito.


Os casos concretos de Braga


Quanto aos casos concretos da cidade, o Administrador da BragaHabit apresentou os Planos de Intervenção nos bairros de Braga.


Primeiro, no Bairro de Santa Tecla e depois no Bairro das Enguardas. Abordando as medidas que foram concretamente aplicadas e o benefício alcançado em termos de poupança energética. Carlos Videira, avançou dados concretos e revelou que através das intervenções operadas garantiu-se uma redução em 16% dos consumos energéticos estimados.


Posteriormente, apresentou o plano de reabilitação que está atualmente em curso no Bairro das Andorinhas. Com o tipo de ações que estão previstas para ao aumento da eficiência energética. E que se prevê que representem uma redução de 43% dos consumos estimados.


O Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética


Fora do âmbito da habitação social, Carlos Videira, abordou, ainda, o Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética. Um programa local que pretende “apoiar famílias economicamente vulneráveis e em situação de potencial pobreza energética, que não residam em habitação social. Para que estas possam melhorar o desempenho energético da sua habitação própria permanente e as suas condições de habitabilidade.”


Dicas de Eficiência Energética

Por fim, o Administrador da BragaHabit procurou sensibilizar ainda mais a audiência para a poupança energética. E deixou as seguintes 9 Dicas de Eficiência Energética:

  • Apostar em painéis solares e melhorar o isolamento das casas (ex.: janelas de vidro duplo);

  • Manter o frigorífico afastado de fontes de calor e não colocar alimentos quentes no interior;

  • Usar a máquina de lavar roupa apenas quando a conseguir encher por completo;

  • Utilizar o modo “eco” das máquinas e comprar eletrodomésticos mais eficientes (etiqueta A);

  • Mudar lâmpadas incandescentes para LED permite ganhos de eficiência energética de 85%;

  • Apagar as luzes quando não está ninguém numa divisão e aproveitar a exposição solar;

  • Não deixar equipamentos eletrónicos em stand by, desligar totalmente;

  • Instalar redutores de caudal nas torneiras e chuveiros;

  • Optar por utilizar o micro-ondas invés do forno.


Descubra mais sobre os Projetos Sociais da BragaHabit, aqui.







16 visualizações