top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

BragaHabit e Câmara de Braga apoiam projetos para dinamizar os Bairros em 2023

Em parceria com a BragaHabit, a Câmara de Braga vai financiar com 170 mil euros dez projetos propostos por associações de moradores ou entidades com intervenção local através do programa Viva o Bairro. O programa de apoio vai financiar propostas que passam pelas áreas do desporto, cultura e intervenções no terreno.


Espaços verdes que vão ganhar mobiliário, bairros que vão ter acompanhamento ao estudo e consultas, aulas de boxe para jovens e até um festival de ilusionismo.


Durante a assinatura de protocolos o Presidente da Câmara, Ricardo Rio, referiu que "este envolvimento direto dos moradores proporciona uma lógica de corresponsabilização pelos destinos destas comunidades. Além disso, com o seu contributo conseguimos um maior entendimento daquilo que são as necessidades de cada zona da cidade."


Urbanismo

A presidente da Associação de Moradores da Bracara Augusta, Isabel Caldeira, destacou um aldeamento que tem espaços verdes, mas vazios. A proposta "Todos ao Fórum" pretende dar condições a esses lugares, para que se tornem espaços de reunião e discussão".


Cultura

Já no Bairro das Andorinhas, onde existem várias famílias com carências económicas, o presidente da Associação de moradores Flávio Vieira, destaca que este programa do Município vai permitir "o acesso a explicações a muitas crianças e jovens". "E vamos contratar psicólogos, médicos e nutricionistas para fazer rastreios aos idosos, uma vez por mês", refere o responsável. Lembrando ainda que o programa de férias "Pé na Areia" vai regressar este ano.


Desporto

Na área do desporto Pedro Pereira vai poder levar o seu projeto "Da rua para o ringue" a outros Bairros. Este projeto começou nas Parretas e pretende através da modalidade do boxe "incutir valores como o respeito e a camaradagem nos jovens".


Na urbanização de Montélios o Presidente da Associação de Moradores, Adolfo Reis, propõe um festival internacional de ilusionismo para dinamizar o local.


O Viva o Bairro vai ainda financiar projetos do Bairro das Enguardas, da Cruz Vermelha de Braga, da Associação Juvenil Bogalha, da Fundação Bonfim, da Associação Portuguesa da Ajuda Humanitária e da Associação Pegadas do Brincar.



Em 2022 a Bragahabit ajudou 1500 famílias


Lembrar ainda que, em 2022, a Bragahabit, empresa Municipal que gere a habitação social em Braga, ajudou 1517 famílias através dos programas de apoio ao arrendamento e residências partilhadas. Um aumento de 22% de pessoas ajudadas em relação ao ano anterior. Sendo que este ano, com a conclusão das obras no Bairro Santa Tecla, "será possível ganhar mais 30 apartamentos"


Saiba mais sobre os vários apoios sociais à habitação na cidade de Braga, aqui.





bottom of page