Braga: Luís Montenegro reúne com Ministros e visita Semana da Economia
- BragaHabit
- 24 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Após a reunião do Conselho de Ministros, no edifício Gnration, o Primeiro Ministro Português participou na 7ª Semana da Economia, que decorre no Fórum Braga, até amanhã.

De visita a Braga, a manhã começou com um Conselho de Ministros, dedicado à juventude. No final do mesmo, Luís Montenegro avançou com a apresentação de algumas medidas:
redução das taxas de IRS;
mais soluções para alojamento estudantil;
apoios e benefícios fiscais na compra da primeira casa;
reforço do programa de saúde jovem.
Ainda a propósito do Conselho de Ministros, o ministro da Agricultura e Pescas ressalvou o impacto financeiro das medidas apresentadas. Assim como, a importância da juventude para o Governo.
O facto deste Conselho de Ministros ser em Braga também demonstra que a coesão territorial é para nós essencial e, para além disso, significa que consideramos com justiça que Braga é uma cidade e um território de esperança e de juventude, com grandes instituições que depois permitem que a Semana da Economia seja uma semana com empresas que têm um carácter multinacional, aproveitando as competências da juventude e de instituições de ensino (como universidades e politécnicos) e de investigação como o INL.
Destacou ainda que o país e, em particular Braga, têm tudo para triunfar
Jovens de grande qualidade, empresários corajosos e que apostam na inovação, mar, montanha (Parque Nacional da Peneda-Gerês), uma excelente gastronomia, um património cultural e religioso invejável, universidades de grande qualidade que pedem meças à escala global e agora um governo empenhado em puxar pelo território.

Seguiu-se a visita à 7ª Semana da Economia, no Fórum Braga, onde Luís Montenegro deixou palavras de incentivo e estímulo aos empresários bracarenses. Reforçou junto dos mesmos o empenho do governo no que ao crescimento económico do país diz respeito.
Visitando todos os stands e inteirando-se de alguns projetos inovadores a nível de tecnologia, saúde, educação, transportes, entre outros, o Primeiro Ministro fez-se acompanhar de:
José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas;
Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação;
Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e Modernização.
Acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Braga, Luís Montenegro visitou o stand do Human Power Hub - Centro de Inovação Social de Braga. O Primeiro Ministro foi recebido por Carlos Videira, Administrador Executivo da BragaHabit que deu a conhecer a atividade da Empresa Municipal e a ligação estabelecida no trabalho desenvolvido no âmbito da Habitação e da Inovação Social.

No final da visita, o presidente da Câmara Municipal de Braga destacou o potencial de Braga. Para o mesmo, a presença do primeiro-ministro na Semana da Economia foi de extrema importância.
Permitiu que Luís Montenegro visse
O dinamismo, crescimento e inovação que se sente no território de Braga, em resultado das parcerias estabelecidas por estas instituições. Acho que para o primeiro-ministro é um alento perceber que Portugal é um país com futuro, um país que tem regiões como a de Braga e a sua envolvente que têm um enormíssimo potencial e que merecem a sua atenção e o seu investimento.
Quanto às preocupações apresentadas pelos expositores a Luís Montenegro, Ricardo Rio apontou que foram apenas a falta de recursos humanos qualificados.
Semana da Economia: “Inovação Sustentável, ESG e Gestão de Talento”
A iniciativa decorre no pavilhão do Fórum Braga até amanhã, 25 de maio. Da indústria aos serviços, os profissionais de amanhã podem aqui conhecer grandes empresas em crescimento em Braga, multinacionais e empresas de referência nos seus setores a nível internacional que trabalham nas áreas mais especializadas. Empresas que criam valor e contratam profissionais cada vez mais qualificados.
São muitas as iniciativas organizadas pelas entidades parceiras e empresas presentes na Mostra Empresarial, num modelo de Talks, Conferências e Workshops.
O Presidente da Câmara, Ricardo Rio reforça que
Esta Mostra Empresarial é uma imagem clara do que é o dinamismo, o crescimento e a inovação que hoje se sente no território. É também para o Governo um sinal de esperança perceber que Portugal é um pais com futuro muito devido a regiões como a de Braga, que dispõem de um enorme potencial e que merecem atenção e investimento.
𝐇𝐨𝐫𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐌𝐨𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚𝐫𝐢𝐚𝐥:
Sexta-feira: Das 10h00 às 20h00
Sábado: Das 10h00 às 13h00
A entrada é gratuita!
Commentaires