top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Braga: Luís Montenegro reúne com Ministros e visita Semana da Economia

Após a reunião do Conselho de Ministros, no edifício Gnration, o Primeiro Ministro Português participou na 7ª Semana da Economia, que decorre no Fórum Braga, até amanhã.



De visita a Braga, a manhã começou com um Conselho de Ministros, dedicado à juventude. No final do mesmo, Luís Montenegro avançou com a apresentação de algumas medidas:

  • redução das taxas de IRS;

  • mais soluções para alojamento estudantil;

  • apoios e benefícios fiscais na compra da primeira casa;

  • reforço do programa de saúde jovem.


Ainda a propósito do Conselho de Ministros, o ministro da Agricultura e Pescas ressalvou o impacto financeiro das medidas apresentadas. Assim como, a importância da juventude para o Governo.


O facto deste Conselho de Ministros ser em Braga também demonstra que a coesão territorial é para nós essencial e, para além disso, significa que consideramos com justiça que Braga é uma cidade e um território de esperança e de juventude, com grandes instituições que depois permitem que a Semana da Economia seja uma semana com empresas que têm um carácter multinacional, aproveitando as competências da juventude e de instituições de ensino (como universidades e politécnicos) e de investigação como o INL.

Destacou ainda que o país e, em particular Braga, têm tudo para triunfar


Jovens de grande qualidade, empresários corajosos e que apostam na inovação, mar, montanha (Parque Nacional da Peneda-Gerês), uma excelente gastronomia, um património cultural e religioso invejável, universidades de grande qualidade que pedem meças à escala global e agora um governo empenhado em puxar pelo território.


Seguiu-se a visita à 7ª Semana da Economia, no Fórum Braga, onde Luís Montenegro deixou palavras de incentivo e estímulo aos empresários bracarenses. Reforçou junto dos mesmos o empenho do governo no que ao crescimento económico do país diz respeito.


Visitando todos os stands e inteirando-se de alguns projetos inovadores a nível de tecnologia, saúde, educação, transportes, entre outros, o Primeiro Ministro fez-se acompanhar de:

  • José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas;

  • Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação;

  • Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e Modernização.


Acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Braga, Luís Montenegro visitou o stand do Human Power Hub - Centro de Inovação Social de Braga. O Primeiro Ministro foi recebido por Carlos Videira, Administrador Executivo da BragaHabit que deu a conhecer a atividade da Empresa Municipal e a ligação estabelecida no trabalho desenvolvido no âmbito da Habitação e da Inovação Social.



No final da visita, o presidente da Câmara Municipal de Braga destacou o potencial de Braga. Para o mesmo, a presença do primeiro-ministro na Semana da Economia foi de extrema importância.

Permitiu que Luís Montenegro visse


O dinamismo, crescimento e inovação que se sente no território de Braga, em resultado das parcerias estabelecidas por estas instituições. Acho que para o primeiro-ministro é um alento perceber que Portugal é um país com futuro, um país que tem regiões como a de Braga e a sua envolvente que têm um  enormíssimo potencial e que merecem a sua atenção e o seu investimento.

Quanto às preocupações apresentadas pelos expositores a Luís Montenegro, Ricardo Rio apontou que foram apenas a falta de recursos humanos qualificados.


Semana da Economia: “Inovação Sustentável, ESG e Gestão de Talento”


A iniciativa decorre no pavilhão do Fórum Braga até amanhã, 25 de maio. Da indústria aos serviços, os profissionais de amanhã podem aqui conhecer grandes empresas em crescimento em Braga, multinacionais e empresas de referência nos seus setores a nível internacional que trabalham nas áreas mais especializadas. Empresas que criam valor e contratam profissionais cada vez mais qualificados.


São muitas as iniciativas organizadas pelas entidades parceiras e empresas presentes na Mostra Empresarial, num modelo de Talks, Conferências e Workshops.


O Presidente da Câmara, Ricardo Rio reforça que


Esta Mostra Empresarial é uma imagem clara do que é o dinamismo, o crescimento e a inovação que hoje se sente no território. É também para o Governo um sinal de esperança perceber que Portugal é um pais com futuro muito devido a regiões como a de Braga, que dispõem de um enorme potencial e que merecem atenção e investimento.

𝐇𝐨𝐫𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐌𝐨𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚𝐫𝐢𝐚𝐥:

Sexta-feira: Das 10h00 às 20h00

Sábado: Das 10h00 às 13h00


A entrada é gratuita!

Comentários


bottom of page