top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

A requalificação no Bairro da Andorinhas terá lugar em 2023

A BragaHabit vai responder aos anseios dos moradores do Bairro das Andorinhas já no próximo ano, com uma requalificação integral do Bairro. Esta previsão da execução das obras de requalificação foi apontada, no dia 28 de dezembro, por Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit.

Atualmente, existem 11 candidaturas aprovadas e contratos de comparticipação financeira assinados com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), para esta requalificação. Referentes a 123 fogos habitacionais, no âmbito do 1º Direito.

Carlos Videira adiantou que os trabalhos referentes aos blocos 10, 11, 23, 24 e 25 estão em fase de concurso e contam “avançar com essa requalificação já no início do ano”. Já “os outros procedimentos de contratação pública serão lançados ao início do ano e decorrerão ao longo do ano de 2023”. Portanto, “A grande requalificação no Bairro da Andorinhas terá lugar em 2023”, aponta. Sendo que, a verba que está prevista é na ordem dos 6 milhões de euros.


Esta verba será auxiliada com a estratégia local de habitação e outras estratégias já anunciadas da BragaHabit, garante o seu administrador executivo, Carlos Videira.

Também ao abrigo do 1º Direito, está contratualizada a reabilitação de 23 apartamentos na Praceta Padre Sena de Freitas, em Maximinos. Somando os dois locais, as obras, 100% financiados pelo Estado, vão custar 7 milhões de euros.


No que respeita ao Bairro de Santa Tecla, a BragaHabit abandonou a ideia de demolir as entradas do bloco 2. Uma vez que isto permitiria “salvaguardar 30 fogos que dariam resposta também à nossa lista de espera”, explica Carlos Videira. Assim, há três dezenas de habitações que serão disponibilizadas no próximo ano. A obra, apoiada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, através de fundos comunitários, deverá estar concluída até junho de 2023.


Saiba mais sobre os vários apoios sociais à habitação na cidade de Braga, aqui.





27 visualizações
bottom of page