top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

O papel da BragaHabit no Programa de Aceleração do Human Power Hub 2022

O Programa de Aceleração do Human Power Hub 2022 arrancou no dia 22 Abril e contou com a presença da BragaHabit.



Programa Aceleração 2022: local, participantes e duração

O lançamento do Programa Aceleração 2022 decorreu na Public Innovation Room do Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga. E contou com a presença do Administrador Executivo da BragaHabit, Carlos Videira, da Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, e das 10 inicitiativas selecionadas.


Carlos Videira, durante a sessão de abertura, reforçou a importância da integração do Human Power Hub na estrutura da BragaHabit. Alargando, assim, a esfera de ação dessa entidade municipal, sobretudo ao nível das respostas sociais a diferentes tipos de público-alvo. Não obstante, o seu discurso focou-se nas mais-valias do Programa para os participantes:


Serão semanas de capacitação para todos. Para vocês, que estarão num processo formativo, muito orientado para o impacto social das vossas ideias e das vossas ações, mas também para a nossa equipa. Através do desenvolvimento destes programas, acaba também por adquirir um conhecimento privilegiado daquilo que são as perceções, as motivações e as experiências pessoais de quem está envolvido em processos de mudança e na resolução de problemas locais.

Carla Sepúlveda, no seu discurso motivacional, reafirmou a necessidade dos participantes aproveitarem as sessões para adquirirem mais conhecimentos e melhorarem as suas competências. Bem como, enfatizou a importãncia das iniciativas presentes para o crescimento e fortalecimento social.


As dez iniciativas de inovação social selecionadas para o programa tomaram, ainda, conhecimento do processo formativo e dos objetivos a serem alcançados.


No processo de seleção foram tidos em consideração os seguintes critérios:

  • Relevância do problema social que o projeto ou ideia visa resolver

  • Grau de inovação

  • Nível de sustentabilidade

  • Clareza da proposta de valor

  • Maturidade do projeto

Estes participantes terão acesso gratuito a todas as ofertas incluídas no programa. Tal como o acesso à rede de parceiros, formadores e mentores que fazem parte da comunidade do Human Power Hub.


A sessão de lançamento serviu, também, para apresentar o plano formativo. Este terá a duração de seis semanas, com formações diárias intensivas.


Objetivos e Áreas abrangidas pelo Programa

Ao longo das seis semanas de trabalho serão implementadas ações e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de iniciativas de impacto. Uma vez que, o programa visa fomentar a inovação e o empreendedorismo sociais no Município de Braga.

Assim, este programa tem por objetivo criar respostas de impacto social que resolvam problemas globais e locais, promovendo mudanças sociais rumo a um desenvolvimento sustentável.


O Programa de Aceleração 2022 da HPH abarca as seguintes áreas:

  • Desenvolvimento do Projeto

  • Economia de Impacto

  • Empatia no Problema Social

  • Ideação Social do Projeto

  • Abordagem em Social Agile

  • Prototipagem

  • Crescimento


Saiba mais sobre os programas em que a BragaHabit está presente aqui.

11 visualizações
bottom of page