top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Investimento de 3 milhões da Câmara de Braga na reabilitação de 60 habitações e compra outras 4

A empresa municipal BragaHabit assinou 13 novos “Termos de responsabilidade”, que englobam a reabilitação de 60 habitações e a aquisição de quatro outras, num investimento global de 3,011 milhões de euros. Um investimento financiado a 100% pelo programa 1.º Direito com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência. A Câmara de Braga prevê que este financiamento seja executado até ao final de junho de 2026 através da BragaHabit - Empresa Municipal de Habitação.




O administrador executivo da BragaHabit, Carlos Videira, sublinha que

Com a assinatura destes termos de responsabilidade, a Empresa Municipal de Habitação de Braga tem agora 267 fogos contratualizados (com um investimento global na ordem dos 13 milhões de euros) de um total de 691 fogos previstos na Estratégia Local de Habitação de Braga. Esperamos que este processo possa ser agora replicado para os restantes fogos que já foram candidatados para que possa ser dado seguimento à implementação plena da Estratégia Local de Habitação.

As 60 habitações em processo de reabilitação


Carlos Videira adianta que, os termos de responsabilidade envolvem a Reabilitação, na Freguesia de São Vicente, de:

  • 4 fogos no Bairro das Enguardas, Bloco C

  • 2 fogos na Rua das Portas, n.º 105

  • 2 na Rua Santos Lima, n.º 28

  • E de outros 2 na Quinta das Andorinhas Blocos 15 e 26


O programa engloba, ainda, a Reabilitação de:

  • 6 fogos na Calçada de Santa Tecla

  • 9 (dispersos), na Rua Dom Paio Mendes 51

  • 1 na Rua das Amoreiras, n.º 18 Rés/chão

  • 6 na Praceta Padre Sena de Freitas

  • E de outros 9 na Quinta dos Apóstolos


O rol de obras a realizar inclui, ainda, a Reabilitação de:

  • 11 fogos na Rua Dom Paio Mendes

  • 1 na Rua das Amoreiras, n.º 18 R/c Esq


Termina com a aquisição e reabilitação de quatro Fogos na Rua D. Paio Mendes, n.º 51, na Sé e com a Reabilitação de outros oito em São Vítor.


Carlos Videira da BragaHabit fala sobre as reabilitações nos bairros de Braga


De acordo com Carlos Videira:


Há muito que ansiávamos pela agilização destes processos porque há um conjunto de candidaturas que estavam a aguardar análise. A partir deste momento será possível lançar os procedimentos de contratação pública e começar a executar as intervenções previstas que permitirão garantir o acesso à habitação e a melhoria das condições habitacionais de dezenas de famílias.

O administrador da BragaHabit adianta, ainda, que:


Estão já várias intervenções em curso no Bairro das Andorinhas e na Praceta Padre Sena de Freitas, e em breve, terão início várias intervenções nos interiores dos fogos da BragaHabit no Bairro das Enguardas.

E conclui,


Sabemos que a linha de financiamento do PRR para o 1º Direito apenas abrangeria 26 mil fogos a nível nacional e foram apresentadas candidaturas que abrangem mais de 53 mil fogos. Após o anúncio do reforço de financiamento para viabilizar o desenvolvimento de milhares de outros fogos candidatos, esperamos que o mesmo seja concretizado para que as restantes soluções habitacionais possam ser concretizadas dentro da calendarização prevista.

25 visualizações

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page