A iniciativa decorrerá entre 1 e 5 de julho , com a participação de 25 estudantes. Estes terão a oportunidade de serem empreendedores sociais e de conhecerem a missão do HPH.
Decorreu ontem, 8 de maio, a apresentação da 2ª do Human Power Hub (HPH) Summer School. Tendo como objetivo despertar o espírito empreendedor e melhorar competências importantes (trabalho em equipa, liderança, autoconfiança e resiliência), a iniciativa destina-se a estudantes entre os 16 e 18 anos.
Carlos Videira, administrador da Bragahabit, ressalvou que
Procuramos trabalhar esta vertente da inovação social com a resolução de problemas e desafios sociais através do envolvimento dos cidadãos, das empresas do setor público e das instituições ligadas a áreas de conhecimento. Está a ser articulada com a Universidade do Minho a criação de agendas de investigação e a medição do impacto do que é realizado no Centro de Inovação Social.
Numa experiência única em ambiente imersivo no Centro de Inovação Social de Braga, a iniciativa irá decorrer em modo presencial (9h30 - 17h00), entre os dias 1 e 5 de julho, nas instalações do Human Power Hub (Rua de São Domingos, nº 94B - 2º andar).
Para além disso, estão previstas visitas a locais como:
a Startup Braga;
o Theatro Circo;
a Humble Bee;
o SCB Innovation Hub.
O transporte dos jovens participantes será assegurado pelos Transportes Urbanos de Braga, um dos parceiros deste projeto.
Com o número limite de 25 participantes e um investimento de 60€ (refeições incluídas), no último dia os jovens serão desafiados a apresentar as suas ideias de projeto. As três melhores terão direito a prémios.
As inscrições estão abertas e devem ser efetuadas online https://forms.gle/2FA77ju7mf7wJTZe6 .
Carlos Videira, destacou ainda que os participantes terão uma
Excelente oportunidade, fora do contexto escolar, de conhecer as novas tendências e desafios do empreendedorismo e inovação social, estimulando o seu espírito crítico e melhorando competências transversais.
No âmbito da responsabilidade social e cooperativa, uma das prioridades dos TUB incide sobre as pessoas, a qualidade de vida e o planeta. Através da consciencialização e da responsabilidade social para adotar comportamentos sustentáveis, Sandra Cerqueira, administradora-executiva dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) adiantou que,
Sendo que a escolha dos modos em que nos deslocamos também é um ato de consumo, o que tentamos fazer é sensibilizar a comunidade civil, em particular os nossos jovens para adotarem o transporte público de passageiros como um ato de consumo saudável.
Destacou ainda que parcerias como as que têm sido desenvolvidas com a Human Power Hub são mais uma oportunidade de excelência para educar e consciencializar os jovens em matérias de sustentabilidade:
na área da mobilidade;
ao nível social
ao nível da biodiversidade.
1ª Edição HPH Summer School
O balanço da primeira edição do Human Power Hub Summer School 2023 foi muito positivo. Numa edição que contou com 10 participantes, estes viveram uma experiência transformadora, em contexto imersivo.
Estes jovens, comprometidos com a construção de um futuro mais sustentável, justo e inclusivo,
usufruíram de uma plataforma única. Que lhes permitiu:
aprofundar conhecimentos;
trabalhar em equipa;
desenhar soluções capazes de enfrentar os desafios globais mais urgentes.
Para além disto, foram:
estabelecidas seis parcerias;
realizadas cinco visitas de estudo;
desenvolvidos três projetos:
Comfort Home, visa solucionar o grave problema da falta da habitação acessível para os jovens universitários;
Wake Up, em que a arte é uma ferramenta de capacitação por forma a motivas os jovens a descobrirem todo o seu potencial;
Spa, onde o desporto é utilizado como meio para combater o abandono e insucesso escolar de jovens em situação de vulnerabilidade económica e social.
Comments