top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

BragaHabit visita obra da Associação Humanitária Domus

Carlos Videira, Administrador Executivo da BragaHabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga, visitou, no passado sábado, as obras de requalificação promovidas pela Associação Humanitária Domus.

A visita contou com a presença de Helena Pina Vaz, presidente da Associação, com quem foi analisar a possibilidade de estabelecimento de uma parceria. Designadamente, para identificação de famílias carenciadas que possam beneficiar dos apoios promovidos pelas duas entidades.


Conhece a Associação Humanitária Domus?

Sediada em Braga, a Associação Humanitária Domus faz parte da rede internacional “Fuller Center for Housing”. Tem como objetivo principal a construção e recuperação de habitações para famílias incapazes de recorrer ao mercado tradicional de habitação. As famílias participam na obra como voluntárias e compram a sua casa através de um plano de pagamento adequado ao seu orçamento. Sendo que são, ainda, desenvolvidas várias ações de integração na comunidade local. Pode saber mais sobre esta associação, aqui.


Com um regime de mão de obra voluntária (nacional e internacional), a Domus tem assegurado habitação condigna a pessoas que vivem com parcos rendimentos. Bem como, pessoas com especiais estatutos, como acontece com várias famílias de refugiados.

Esta Associação, que integra o Conselho Local de Habitação de Braga, gere ainda o espaço de alojamento local “Domus Guest House”. Um espaço em Palmeira, cujas receitas da sua atividade revertem integralmente para financiar as intervenções que a Associação promove.


No caso desta obra visitada pela BragaHabit, em Tadim, a sua reabilitação está inserida no “Projeto Reconstruir”. Este promove o acesso à habitação de famílias migrantes e refugiadas a viver em Portugal. Um projeto que é desenvolvido em parceria com a organização “MEERU I Abrir Caminho” e co-financiado pelo “Portugal Inovação Social”.


Descubra os apoios à habitação no Município de Braga, aqui.





bottom of page