top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

BragaHabit participa em Conferência Internacional sobre Habitação

O evento teve lugar em Lisboa e debateu soluções para a execução dos fundos de recuperação disponibilizados pela União Europeia.


A BragaHabit esteve representada na Conferência Internacional “Social Housing and the Recovery Plans – pathways to solutions”. Um evento que decorreu no Fórum Lisboa, nos dias 10 e 11 de novembro. E foi organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, a Housing Europe, a Gebalis e a Associação Portuguesa de Habitação Municipal.


Apresentação de Planos de Recuperação e Resiliência internacionais

Na conferência foram apresentados os Planos de Recuperação e Resiliência de diversos países no âmbito da habitação pública, nas suas diversas vertentes. Desde a construção de novas habitações, à melhoria da eficiência energética dos edifícios ou a inclusão habitacional.


Estiveram presentes representantes das instituições europeias que apresentaram o enquadramento deste fundo financeiro. Bem como a sua conjugação com outros fundos disponibilizados pela União Europeia.


Esta conferência Social Housing ganha ainda maior relevância na atual conjuntura. Num momento em que cresce a indefinição e a incerteza sobre a capacidade dos países cumprirem os planos aprovados. Tendo em consideração as múltiplas adversidades que têm surgido a nível europeu e mundial. E, uma vez que está em discussão a necessidade e a possibilidade de alterar ou adaptar os planos para que estes sejam exequíveis.


Portugal em destaque neste encontro de oportunidade

Portugal destaca-se no conjunto dos Planos de Recuperação e Resiliência apresentados pelos vários países europeus pelo grande investimento na construção de habitações acessíveis. No entanto, não deixa de sofrer com as consequências da escalada de preços da construção e escassez de matérias-primas. E, até, pela inexistência de uma indústria de construção com dimensão para responder a estes objetivos.


Neste sentido, a conferência colocou o foco sobre a necessidade de monitorização contínua dos Planos de Recuperação e Resiliência nacionais. Num evento que foi, além de um momento de partilha, um encontro de oportunidade. Pode ver o programa desta conferência bem como assistir às gravações, aqui.


Descubra mais sobre os Apoios Sociais à Habitação no Município de Braga, aqui.

bottom of page