• BragaHabit

BragaHabit esclarece dúvidas sobre o programa "Viva o Bairro"


A BragaHabit, empresa municipal, promove um workshop de capacitação para esclarecer dúvidas sobre o programa Viva o Bairro.



A ação é já no o próximo dia 15 de Outubro, às 10h00, nas instalações do HumanPowerHub, na Rua de S. Domingos, 94 B – 2º andar. E tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre o processo de formalização de candidaturas ao programa de reabilitação.


O programa Viva o Bairro


O programa Viva o Bairro é uma iniciativa local de habitação, criada pela BragaHabit em parceria com o Município de Braga. E é dinamizado pelo Human Power Hub (HPH), em colaboração com as Associações de Moradores do Concelho de Braga.

O Viva o Bairro intervém junto das comunidades locais para identificar necessidades em territórios prioritários, respondendo com rapidez e eficácia. Ainda, o programa disponibiliza 20 mil euros a cada projeto de melhoria ou requalificação proposto pelas Associações de Moradores ou por outras entidades com intervenção local.

E são elegíveis projetos/ ações que se enquadrem nas seguintes áreas de intervenção:

  • Intervenções pontuais;

  • Serviços à comunidade;

  • Pequenos investimentos;

  • Ações integradas.



Quais são os objetivos do programa?



A 12ª Edição do Viva o Bairro, tem 3 objetivos fundamentais.

Desde logo, promover o desenvolvimento local. Fomentando, para isso, a cidadania ativa, a capacidade de auto-organização e a procura coletiva de soluções. Através da participação da comunidade na melhoria das suas condições de vida.

Em seguida, pretende melhorar os espaços intervencionados, como forma de permitir e reforçar a sua integração na cidade. Acabando, também, com a desigualdade ao nível do acesso a bens e serviços, que a todos são devidos.

Finalmente, pretende fomentar um clima favorável ao desenvolvimento pessoal e à iniciativa local.


Quem se pode candidatar ao Viva o Bairro?


Podem candidatar-se a este programa as Associações de Moradores reconhecidas pela BragaHabit. Bem como as organizações com natureza formal e não formal sem fins lucrativos que aí desenvolvam ou se proponham a desenvolver intervenções.


A apresentação das Candidaturas decorre até ao próximo dia 31 de Outubro. E estas devem ser apresentadas exclusivamente através do Balcão Digital da BragaHabit.



Consulte a calendarização das fases do programa, no documento abaixo.

Calendarização Viva o Bairro
.pdf
Download PDF • 108KB

Saiba mais informações sobre o programa ‘Viva o Bairro’ AQUI.



19 visualizações