O presidente do conselho de administração da Bragahabit, João Rodrigues foi o penúltimo convidado da rubrica da RUM "BragaHabit - 25 anos, 25 histórias".
O presidente do Conselho de Administração da Bragahabit, João Rodrigues, considera que a empresa municipal sofreu uma transformação evidente nos anos mais recentes, fruto de novas apostas que ultrapassam a garantia do acesso à habitação para pessoas economicamente fragilizadas.
João Rodrigues passou pelo penúltimo episódio do podcast dedicado aos 25 anos da empresa municipal, na RUM, notando que a aproximação entre a empresa e os beneficiários do serviço prestado apresenta nos anos mais recentes uma nova realidade, que a torna diferenciadora, uma vez que diversificou o seu leque de respostas.
Aliás, nesta entrevista à RUM, o também vereador no município de Braga defende que no futuro esta empresa municipal deve ser mais do que uma empresa de habitação social, mesmo que
Não possa nunca deixar de ter como princípio prioritário ser o braço armado que garante habitação condigna a todos os bracarenses. Eu acho que a Bragahabit deve ser mais do que uma empresa de habitação, nomeadamente no que às questões sociais e de entruzamento da popução noutras áreas da cidade respeita. Mas, a Bragahabit não pode nunca deixar de ter no seu objetivo principal garantir o acesso à habitação condigna.
Numa espécie de revisitação ao trabalho desenvolvido nos tempos mais recentes, o responsável admite que tem sido possível
Propicionar experiências e projetos que são uma boa marca deste mandato porque têm vindo a fazer a diferença junto das comunidades.
Entre estes, evidencia o programa Viva o Bairro, em que o município, através da empresa municipal, dá resposta às necessidades identificadas pelas comunidades, em função dos seus contextos, privilegiando a intervenção nos domínios da Cidadania, Educação, Emprego, Exclusão Social, Solidariedade Comunitária, Desporto, Saúde e Bem-Estar.
Bragahabit apoia mais de 400 famílias com empréstimos bancários
O défice de habitação a preços controlados passou a atingir novas camadas da sociedade. Na opinião do presidente do conselho de administração da Bragahabit uma das respostas de destaque está precisamente na tentativa de responder a mais famílias, nos anos mais recentes, com outras ferramentas disponibilizadas aos cidadãos.
Só no regime de apoio direto ao empréstimo bancário, a Bragahabit já apoia mais de 400 famílias, outro ponto sublinhado pelo responsável.
O número de agregados familiares ultrapassa as quatro centenas e julgo que esta abertura é justa e foi bastante avisada porque, claramente, havia quem necessitasse destes apoios, que tinha condições para os receber, e felizmente o município de Braga tomou a decisão de os alargar. Acho que foi um grande salto qualitativo na resposta do município.
Este foi o penúltimo episódio do podcast que desde o arranque de 2024 deu voz uma diversidade de pessoas envolvidas nas dinâmicas diárias da Bragahabit, mas também responsáveis e profissionais que foram marcando a vida e evolução da empresa municipal.
O último episódio vai para o ar a 31 de dezembro tendo como convidado o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
Comments