Bragahabit e o Human Power Hub aguardam o resultado de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, no valor de 600 mil euros, que irá permitir alargar a atuação para os municípios da CIM do Cávado.
6,1 milhões de euros. Este será o orçamento da Bragahabit para o próximo ano. Trata-se de um reforço na ordem dos 1,5 milhões de euros, em relação a 2024, que irá permitir o alargamento da intervenção da empresa municipal. Recorde-se que no presente ano a empresa municipal contou com um orçamento de 4,5 milhões.
A Bragahabit compromete-se a requalificar o parque habitacional, alargar apoios, apostar na sustentabilidade, promover uma gestão rigorosa e promover o habitat. Entre as prioridades, de acordo com o administrador Carlos Videira
Está a redução em 50% do número de fogos devolutos. Além disso, a empresa pretende reforçar a oferta no âmbito do Programa Municipal de Arrendamento Acessível para Famílias que já têm um nível de rendimentos mais intermédios.
No plano está previsto também um investimento de 9,3 milhões de euros, destinado à reabilitação de bairros emblemáticos como o das Andorinhas e o das Enguardas, construção de novas habitações e implementação de programas sociais inovadores.
Entre as 25 medidas consideradas prioritárias pela empresa municipal estão o reforço do RADA – Regime de Apoio Direto ao Arrendamento e do RADE – Regime de Apoio Direto ao Empréstimo, que terão um orçamento exclusivo de 2 milhões de euros. Uma verba que irá sair do orçamento do Município de Braga com gestão administrativa da Bragahabit.
2025 traz novas demolições no Bairro do Picoto.
No Bairro do Picoto, o início do ano trará mais demolições, em concreto do bloco 39 a 44. A empresa municipal assegura o realojamento das famílias. A Bragahabit tem prevista uma avaliação das condições de segurança e de salubridade das habitações que restam no local.
A Bragahabit e o Human Power Hub aguardam o resultado de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, no valor de 600 mil euros para 36 meses, que irá permitir alargar a atuação para os municípios da CIM do Cávado. Um projeto que terá o apoio do Banco BPI e da Fundação La Caixa. Os resultados deverão ser conhecidos dentro em breve.
Quanto aos recursos humanos, a Bragahabit prevê um pequeno crescimento, de 102 para 111 trabalhadores, sobretudo tendo em vista o reforço das equipas de manutenção das escolas. Anualmente, a Bragahabit tem uma despesa de 2,1 milhões de euros com recursos humanos.
Em declarações à RUM, o administrador adiantou que
A Bragahabit pretende contratar um gestor de impacto para o Human Power Hub, no âmbito da candidatura que foi feita ao Portugal Inovação Social. Será um objetivo a partir do próximo ano, desenvolver relatórios de impacto na Bragahabit e no Human Power Hub.
No próximo ano, a empresa municipal irá proceder à elaboração de um Plano Estratégico de Sustentabilidade e a criação de um Programa de Combate ao Desperdício Alimentar.
Comments