top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Bragahabit: 24 anos com foco na responsabilidade social

A BragaHabit comemora, hoje, 24 anos de atividade. Assinala a data, colocando no centro das atenções a responsabilidade social.


A BragaHabit é hoje, segundo o seu administrador, Carlos Videira uma empresa municipal mais completa. Com a integração do Human Power Hub é possível o apoio à aceleração e incubação de ideias empreendedoras orientadas para o impacto social


A BragaHabit é hoje, com o Human Power Hub, uma empresa municipal muito mais completa. Se antigamente providenciava apenas o hardware, as casas, o edificado para a resolução de problemas sociais, hoje também providencia o software com iniciativas imateriais, de resolução de problemas concretos que afetam a vida das pessoas e da comunidade como um todo.

À data, a Bragahabit tem sob a sua alçada 750 fogos, sendo esta uma das suas vertentes mais impactantes.


Por forma a assinalar o aniversário, hoje decorrerá a apresentação da política de responsabilidade social corporativa da BragaHabit e uma mesa redonda dedicada ao tema. A decorrer no Human Power Hub, a sessão comemorativa contará ainda com a assinatura de um protocolo de colaboração com a Associação Empresarial de Braga (AEBraga).

Carlos Videira destaca que os agregados familiares dos fogos geridos pela BragaHabit são, na sua maioria, de etnia cigana. Isto requer uma ação mais abrangente por parte das instituições, inclusive da própria autarquia.


Nos bairros sociais constata-se que:

  • 177 fogos correspondem a famílias ciganas;

  • no subarrendamento, 55 de 154 correspondem a famílias ciganas;

  • no RADA cerca de uma dezena de famílias pertence à comunidade cigana.

O administrador da Bragahabit assinala também que o problema de acesso à habitação está interligado com constrangimentos nas áreas:

  • da empregabilidade;

  • de educação;

  • da saúde.


No início desta semana, foi assinado um protocolo com a Fundação La Caixa. Este resultará num novo projeto social dedicado à comunidade cigana de Braga.

13 visualizações

Commentaires


bottom of page