top of page
  • BragaHabit

Braga quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027

O júri internacional que avalia o processo de candidatura da Capital Europeia da Cultura esteve em Braga. Nesta visita, passou pelas Enguardas, contactou com a BragaHabit, Associação de Moradores, mediadores culturais do Município e membros da comunidade local.


O júri responsável pela escolha das cidades finalistas a Capital Europeia da Democracia esteve esta Quarta-feira de visita a Braga. Os membros do painel de especialistas percorreram vários espaços do Concelho, num itinerário muito diversificado. Tudo para ficarem a conhecer melhor a dinâmica da Cidade.


A comitiva reuniu com a diretora regional da Cultura no Mosteiro de Tibães, contactou com associações culturais, membros da Assembleia Municipal e diversos protagonistas da Cidade de Braga.

Esta visita passou, ainda, pelas Enguardas. E o júri contactou não só com a BragaHabit, mas também com a Associação de Moradores e membros da comunidade local.


A visita terminou no Mercado Municipal, num momento único que mobilizou a sociedade e os agentes culturais.


Braga é finalista na candidatura ao título de Capital Europeia da Cultura

Braga é uma das quatro cidades finalistas candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027, juntamente com Aveiro, Évora e Ponta Delgada.


O tema da candidatura Bracarense é ‘Tempo de Contemplação’, cujo programa artístico é composto por 48 projetos. Estes projetos estão divididos pelos quatro pilares da candidatura: empatia, deambulação, desassossego e criação. Preveem-se, ainda, seis eventos de natureza mais festiva apelidados de “celebração”.


Mais de 85% dos projetos são de carácter regional e cerca de 45% fomenta a cooperação transfronteiriça, juntando parceiros do Norte de Portugal e Galiza.


Entre os dias 5 e 6 de dezembro terá lugar, em Lisboa, uma nova audiência das cidades finalistas. Sendo que a audiência de Braga está marcada para dia 6 durante a manhã. No dia 7 de dezembro, será finalmente conhecido o nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.


Braga mostrou que quer ser Capital Europeia da Cultura

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou que “Braga mostrou que quer ser Capital Europeia da Cultura. E temos as mais altas expectativas de que podemos atingir esse objetivo. A Cidade fez tudo o que estava ao seu alcance para apresentar uma candidatura excecional. Uma candidatura dos Bracarenses, de todo o Concelho, mas também de toda a região e da Eurorregião. Esta candidatura mobilizou apoios a todos níveis no Norte de Portugal e em toda a Galiza. Assumindo-se como um excelente desafio para aquilo que a Europa deve ser no futuro, onde a Cultura desempenha um papel fundamental”.


Concluiu o autarca, afirmando que “Em Braga olhamos para a Cultura como um veículo de transformação da sociedade e do nosso território em todas as suas dimensões. E achamos que merecemos indiscutivelmente este título”.


Conheça mais projetos sociais da BragaHabit, aqui.




7 visualizações
bottom of page