top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Bairro das Andorinhas: investimento superior a 5ME para reabilitação de 146 fogos

No âmbito do Programa 1.º Direito e da Estratégia Local de Habitação de Braga, as obras contaram com a visita de vários representantes de órgãos locais.



João Rodrigues, vereador da Habitação do Município de Braga e presidente do Conselho de Administração da Bragahabit, Carlos Videira e Goreti Machado, administradores da empresa municipal, e Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, marcaram presença na visita de acompanhamento.


João Rodrigues destaca a importância destas intervenções.


São obras totais, de interior e exterior dos apartamentos e dos respetivos prédios, que vão garantir casas mais confortáveis e eficientes para que mais Bracarenses possam viver de forma condigna.

À data, a Bragahabit regista um total de 12 candidaturas aprovadas para a reabilitação integral de 146 fogos do seu parque habitacional. Para isso, foram assinados contratos de comparticipação financeira com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Contratos que totalizam um investimento global de €5.706.201,34.


O 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação visa apoiar o desenvolvimento de soluções habitacionais. Soluções para quem vive em condições habitacionais indignas e não dispõe de capacidade financeira para acesso a uma habitação adequada.


Carlos Videira reforçou a ideia de que estas intervenções são realizadas tanto no parque municipal de habitação, como em habitações privadas. Este processo conta com o apoio da BragaHabit e do Município.


Para além das obras nas habitações que são propriedade municipal, serão também submetidas, as candidaturas dos proprietários privados ao 1.º Direito, enquanto beneficiários diretos. Estas intervenções, há muito esperadas pelos moradores, são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e fazer deste Bairro um lugar ainda melhor para se viver..
Intervenções executadas até final de 2023

As visitas incidiram nas intervenções dos blocos 5, 6, 7, 10, 11, 23, 24 e 25 do Bairro das Andorinhas.



Em fase de contratação para intervenção, encontram-se os procedimentos:

  • dos blocos 1, 2, 3 e 4, 15, 16, 17, 18 e 19 do mesmo bairro;

  • da Praceta Padre Sena de Freitas (blocos 20 e 26).

Quanto ao procedimento dos blocos 8 e 9 será lançado hoje. Assim todas as intervenções deverão ser executadas até final de 2023.


O 1.º Direito assenta numa dinâmica promocional maioritariamente voltada para a reabilitação do edificado e para o arrendamento.

Aposta também em abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial. Para isso conta com a cooperação entre:

  • políticas e organismos setoriais;

  • administrações central, regional e local;

  • setores público, privado e cooperativo.

24 visualizações
bottom of page