top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

As cidades são fundamentais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi um dos oradores convidados da sessão de encerramento da Conferência “Fantastic creatures: Making European cities safe, inclusive, resilient and sustainable".

A sessão incluiu-se na abertura da edição deste ano da Capital Verde Europeia, que terá lugar em Tallinn, na Estónia. Neste encerramento também participaram o Presidente do Município de Tallinn, MihhailKõlvart e o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.


65% dos objetivos dependem das cidades


Para Ricardo Rio a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, depende do empenho das cidades em concretizá-los e sem elas é mesmo impossível. “Segundo um estudo recentemente publicado da OCDE, 65% dos objetivos dependem das cidades e por isso é fundamental o apoio dos governos nacionais e das entidades europeias”, afirmou.

O Edil sublinhou que os ODS fornecem uma oportunidade sem precedentes para alinhar agendas a nível global, nacional, regional e local. Promovendo a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável.


“Faltava à União Europeia um forte compromisso com os ODS na sua narrativa e governança, bem como no apoio às cidades para a sua implementação local. Mas a situação tem-se alterado. E 2023 será um ano importante para a UE levar esta agenda em frente, com a preparação da Revisão Voluntária sobre os ODS. E com a apresentação deste relatório na Cimeira que as Nações Unidas vão realizar em Setembro”, destacou Ricardo Rio, que é relator de dois pareceres do Comité Europeu das Regiões sobre os ODS.


O Autarca adiantou que esta será uma “oportunidade para amplificar as vozes dos autarcas e tornar as realizações das cidades europeias visíveis a nível global”.


Ricardo Rio referiu ainda que o trabalho efetuado pelas cidades tem apresentado resultados. Não só ao nível da evolução positiva no território das mesmas, como também ao nível do reforço do envolvimento das entidades europeias na concretização dos ODS. Como por exemplo a sua inclusão em alguns documentos estratégicos da Comissão Europeia.


A conferência assinalou o fim da rede URBACT


Esta conferência também assinalou o fim da rede URBACT - Global Goals for Cities. Que durante os últimos 18 meses reuniu 19 cidades europeias com o objetivo de desenvolver um plano de ação para os ODS. “Outro aspeto que importa realçar é o trabalho conjunto que muitos autarcas europeus têm vindo a desenvolver nesta matéria, como foi o caso desta rede URBAC liderada pela cidade de Tallinn e que aqui apresentou resultados bastantes positivos”, destacou.


A participação do Munícipio de Braga nesta rede URBACT contou com a colaboração da BragaHabit através do Human Power Hub, sendo que o Fórum de Inovação Social foi apontado como uma boa prática no Plano de Ação Integrado produzido neste âmbito.


Saiba mais sobre os projetos sociais da BragaHabit, aqui.





15 visualizações
bottom of page