top of page

O Human Power Hub Braga (HPH) celebra 5 anos de inovação social!

Foto do escritor: BragaHabitBragaHabit

O Human Power Hub (HPH) – Centro de Inovação Social de Braga celebrou esta sexta-feira, 21 de fevereiro, o seu 5.º aniversário, um marco significativo na sua missão de fomentar a inovação e o empreendedorismo social.

 



O Human Power Hub (HPH) – Centro de Inovação Social de Braga celebrou esta sexta-feira, 21 de fevereiro, o seu 5.º aniversário, um marco significativo na sua missão de fomentar a inovação e o empreendedorismo social.


Mais do que um momento de balanço, a celebração foi uma oportunidade para perspetivar os próximos três anos, que trarão um alargamento do âmbito geográfico para os municípios da CIM Cávado e mais financiamento dedicado à transformação social.


Na sessão comemorativa, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a relevância do HPH como um agente de mudança na sociedade.


O HPH representa um grande compromisso com uma área muito desafiante: a da transformação social, que impacta a população de diferentes formas e exige respostas inovadoras. O que o HPH tem tentado fazer é criar estímulos para que essas respostas possam ser desenvolvidas e para que novos projetos tenham os recursos necessários para servirem as populações.

Para Ricardo Rio, o percurso do HPH é motivo de orgulho


Tanto pelo impacto gerado, como pela capacidade de mobilização e estabelecimento de parcerias, como a colaboração com a Fundação ‘la Caixa’ cujo protocolo foi firmado hoje.

Alargamento do HPH aos municípios do Cávado

Com um financiamento total de 580 mil euros para os próximos anos, sendo 80% assegurado pelo Programa de Inovação Social, o HPH contará ainda com o apoio da Fundação “la Caixa”, bem como do Município de Braga, que juntos contribuem com 240 mil euros.


Nos próximos três anos, este valor será canalizado para premiar organizações sociais e associações promotoras, incentivando a participação em programas de inovação social. O investimento irá permitir que os projetos desenvolvidos possam ser implementados e escalados no território.


Uma das principais novidades é a expansão do âmbito territorial das atividades do HPH, que deixarão de estar limitadas a entidades sediadas no concelho de Braga e passarão a abranger toda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, ampliando assim o impacto das suas iniciativas.



Outro momento relevante da celebração do aniversário do HPH foi a apresentação da Comunidade de Prática de Inovação e Empreendedorismo Social de Braga. O alargamento geográfico do Centro de Inovação Social de Braga para os concelhos de Barcelos, Esposende, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro foi anunciado nas comemorações do quinto aniversário, esta sexta-feira.

Esta iniciativa visa fortalecer a colaboração interinstitucional, promover o debate e a partilha de experiências, incentivar o desenvolvimento e disseminação de boas práticas, além de fomentar a capacitação contínua e a co-criação de iniciativas locais.


À margem da sessão comemorativa dos cinco anos, o administrador executivo da BragaHabit, Carlos Videira, perspetivou os próximos três anos.


Começar a definir metodologias para perceber a diferença que a nossa atividade está a fazer no território: quantos problemas estamos a resolver, quantos postos de trabalho estamos a criar, quantos produtos estamos a vender com impacto social, sem esquecer a dimensão internacional. Vamos continuar a capacitar as pessoas e a ajudá-las a recorrer, ou a outro tipo de financiamentos, ou a gerar valor na sociedade através da venda de produtos ou serviços.




Desde a sua fundação, o HPH tem sido um pilar fundamental na identificação de desafios sociais e na busca de soluções inovadoras. Em cinco anos, o HPH:

  • Promoveu 18 programas de aceleração

  • Apoiou 136 projetos

  • Capacitou mais de 250 pessoas em cerca de 650 horas de formação

  • E disponibilizou 225 horas de consultoria especializada.

No total, conseguiu canalizar 715 mil euros para projetos de inovação social, demonstrando o seu impacto transformador na comunidade.


O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a relevância daquele centro como um agente de mudança na sociedade.


O Human Power Hub tem tentado criar estímulos para que novos projetos possam ter os recursos necessários para irem ao encontro das populações que podem servir e com os resultados que são conhecidos. É um percurso que nos deixa muito orgulhosos, muito satisfeitos pelo resultado, pelo impacto, pela capacidade de estabelecimento de parcerias e de mobilização que, ao longo destes anos, tem tido múltiplos reflexos com outras instituições e, sobretudo, com os nossos empreendedores.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page