top of page

O Human Power Hub Braga (HPH) celebra 5 anos de inovação social!

  • Foto do escritor: BragaHabit
    BragaHabit
  • 21 de fev.
  • 3 min de leitura

O Human Power Hub (HPH) – Centro de Inovação Social de Braga celebrou esta sexta-feira, 21 de fevereiro, o seu 5.º aniversário, um marco significativo na sua missão de fomentar a inovação e o empreendedorismo social.

 


ree

O Human Power Hub (HPH) – Centro de Inovação Social de Braga celebrou esta sexta-feira, 21 de fevereiro, o seu 5.º aniversário, um marco significativo na sua missão de fomentar a inovação e o empreendedorismo social.


Mais do que um momento de balanço, a celebração foi uma oportunidade para perspetivar os próximos três anos, que trarão um alargamento do âmbito geográfico para os municípios da CIM Cávado e mais financiamento dedicado à transformação social.


Na sessão comemorativa, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a relevância do HPH como um agente de mudança na sociedade.


O HPH representa um grande compromisso com uma área muito desafiante: a da transformação social, que impacta a população de diferentes formas e exige respostas inovadoras. O que o HPH tem tentado fazer é criar estímulos para que essas respostas possam ser desenvolvidas e para que novos projetos tenham os recursos necessários para servirem as populações.

Para Ricardo Rio, o percurso do HPH é motivo de orgulho


Tanto pelo impacto gerado, como pela capacidade de mobilização e estabelecimento de parcerias, como a colaboração com a Fundação ‘la Caixa’ cujo protocolo foi firmado hoje.

Alargamento do HPH aos municípios do Cávado

Com um financiamento total de 580 mil euros para os próximos anos, sendo 80% assegurado pelo Programa de Inovação Social, o HPH contará ainda com o apoio da Fundação “la Caixa”, bem como do Município de Braga, que juntos contribuem com 240 mil euros.


Nos próximos três anos, este valor será canalizado para premiar organizações sociais e associações promotoras, incentivando a participação em programas de inovação social. O investimento irá permitir que os projetos desenvolvidos possam ser implementados e escalados no território.


Uma das principais novidades é a expansão do âmbito territorial das atividades do HPH, que deixarão de estar limitadas a entidades sediadas no concelho de Braga e passarão a abranger toda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, ampliando assim o impacto das suas iniciativas.


ree

Outro momento relevante da celebração do aniversário do HPH foi a apresentação da Comunidade de Prática de Inovação e Empreendedorismo Social de Braga. O alargamento geográfico do Centro de Inovação Social de Braga para os concelhos de Barcelos, Esposende, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro foi anunciado nas comemorações do quinto aniversário, esta sexta-feira.

Esta iniciativa visa fortalecer a colaboração interinstitucional, promover o debate e a partilha de experiências, incentivar o desenvolvimento e disseminação de boas práticas, além de fomentar a capacitação contínua e a co-criação de iniciativas locais.


À margem da sessão comemorativa dos cinco anos, o administrador executivo da BragaHabit, Carlos Videira, perspetivou os próximos três anos.


Começar a definir metodologias para perceber a diferença que a nossa atividade está a fazer no território: quantos problemas estamos a resolver, quantos postos de trabalho estamos a criar, quantos produtos estamos a vender com impacto social, sem esquecer a dimensão internacional. Vamos continuar a capacitar as pessoas e a ajudá-las a recorrer, ou a outro tipo de financiamentos, ou a gerar valor na sociedade através da venda de produtos ou serviços.




Desde a sua fundação, o HPH tem sido um pilar fundamental na identificação de desafios sociais e na busca de soluções inovadoras. Em cinco anos, o HPH:

  • Promoveu 18 programas de aceleração

  • Apoiou 136 projetos

  • Capacitou mais de 250 pessoas em cerca de 650 horas de formação

  • E disponibilizou 225 horas de consultoria especializada.

No total, conseguiu canalizar 715 mil euros para projetos de inovação social, demonstrando o seu impacto transformador na comunidade.


O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou a relevância daquele centro como um agente de mudança na sociedade.


O Human Power Hub tem tentado criar estímulos para que novos projetos possam ter os recursos necessários para irem ao encontro das populações que podem servir e com os resultados que são conhecidos. É um percurso que nos deixa muito orgulhosos, muito satisfeitos pelo resultado, pelo impacto, pela capacidade de estabelecimento de parcerias e de mobilização que, ao longo destes anos, tem tido múltiplos reflexos com outras instituições e, sobretudo, com os nossos empreendedores.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page