Comprometidos na sua missão com a protecção e preservação da natureza e biodiversidade, os TUB em parceria com a AGERE, o Município de Braga e a Quinta Pedagógica, promoveram esta terça-feira, uma Masterclass sobre Biodiversidade, para os colaboradores das diversas empresas municipais e do município, inserida no programa da Semana do Clima, que decorre até 29 de Setembro.
Temas da Masterclass
Instruída pela NBI - Natural Business Intelligence, uma empresa especializada em criar opções para uma Economia de Base Natural, através de pontes entre o conhecimento e a prática, a iniciativa decorreu na Quinta Pedagógica de Braga.
Alguns dos temas abordados na masterclass:
Fundamentos de Biodiversidade
Estratégia Nature Positive nos Municípios
Acção de em Gestão de Biodiversidade e Ecossistemas
A iniciativa terminou com uma visita realizada aos vários espaços da quinta, onde a biodiversidade respira esplendor, culminando com a plantação de medronheiros e a rega dos mesmos com água para reutilização da AGERE.
Palavra de ordem: Sustentabilidade
Sustentabilidade foi palavra de ordem no evento, que contou com diversos materiais ecológicos, como os badges feitos de raiz na Quinta Pedagógica, a partir de pasta de papel, até às totebags criadas a partir de reaproveitamento têxtil.
A preservação da biodiversidade, inserida no Eixo 4 do Plano Estratégico e Sustentabilidade dos TUB, é um dos seus compromissos, considerando que, as empresas, enquanto agentes económicos com elevado impacto na sociedade, devem desenvolver estratégias de negócio sustentáveis e orientadas para a satisfação das necessidades de forma responsável em concordância com entidades decisoras da política pública com planos, medidas e regulamentos indutores de uma sustentabilidade mais ampla ou de forma mais restrita.
Desenvolver o projeto TUBaFlorestar, participar no Programa Act4Nature do BCSD Portugal, estabelecer um plano de investimento e parcerias no âmbito social e biodiversidade, aumentar o envolvimento com actividades de monitorização, restauro e regeneração do troço adoptado do Rio Este, e criar um catálogo das suas espécies, são algumas das acções que os TUB se comprometem a cumprir até 2030.
Comentários