A BragaHabit participou no maior evento de sustentabilidade nacional, o Greenfest Braga. O tema a debate centrou-se na apresentação de uma estratégia de sustentabilidade local na qual a empresa municipal de habitação tem parte ativa.
Esta 6ª feira, dia 27 maio 2022, Carlos Videira, administrador da BragaHabit esteve presente no Greenfest. O tema central da sua apresentação foi a Participação da BragaHabit no grupo de trabalho "Braga Une-se na Sustentabilidade" e versou sobre as principais iniciativas levadas a cabo nesse âmbito, como:
O protocolo com o Projeto Virar a Página
A criação do Banco de Bens e Equipamentos
A adesão ao Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga
Porquê o Greenfest?
O Greenfest é um evento para toda a família e onde se juntam também empresas, autarquias e cidadãos de todas as idades, com o objetivo de sensibilizar para as questões da sustentabilidade.
A ideia é lembrar e reforçar que todos nós temos “o poder” de mudar, de agir, e de contribuir para a mudança.
O Greenfest Braga são 3 dias animados, com partilha de muito conhecimento e experiências. E a BragaHabit não podia deixar de estar presente!
Inspirado no formato americano, o Greenfest é o maior evento de sustentabilidade do país e celebra o que de melhor se faz nas três vertentes: económica, social e ambiental.
Posiciona-se como uma plataforma de partilha de ideias e experiências e é o palco de prestígio onde se encontram empresas e cidadãos que se preocupam com o futuro.
Para as empresas, representa o espaço ideal para divulgarem tendências responsáveis e se estabelecerem parcerias comerciais entre stakeholders.
Para os cidadãos, representa experiências únicas de contacto e aprendizagem sobre as mais diversas formas de contribuir para um mundo cada vez mais sustentável.
BragaHabit une-se às empresas municipais pela sustentabilidade no Concelho
A BragaHabit juntamente com a Câmara Municipal de Braga, a InvestBraga, o Theatro Circo, os Transportes Urbanos de Braga (TUB), a AGERE e a Braval uniram-se no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na verdade, Braga pretende ser uma das primeiras 100 cidades europeias a atingir a descarbonização. Neste momento, no seu relatório de sustentabilidade, a cidade mostra que já concretizou 69.3% dos ODS.
Objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
Este é o principal ODS que o Município e as suas empresas municipais pretendem superar. Tornar a cidade de Braga líder em matéria de sustentabilidade nas mais diversas áreas:
De desenvolvimento económico
Da inclusão
Da salvaguarda ambiental
Do modelo de governança
Para atingirem verdadeiramente esse objetivo, as empresas municipais criaram um protocolo que possibilita a criação do grupo de trabalho "Braga Une-se na Sustentabilidade". E é nesse âmbito que se inserem os projetos apresentados pela BragaHabit no Greenfest. Projetos que visam promover a sensibilizaçãopara a temática, a consciencialização e a mudança para comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente.
Os projetos BragaHabit integrados no "Braga Une-se pela Sustentabilidade"
A BragaHabit apresentou no Greenfest 3 projetos:
O protocolo com o Projeto Virar a Página
A criação do Banco de Bens e Equipamentos
A adesão ao Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga
O protocolo com o Projeto Virar a Página
Este protocolo visa a doação direta dos géneros alimentícios excedentes das refeições escolares nos
jardins de infância e estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico onde o seu fornecimento é da responsabilidade da BragaHabit. Daqui advêm duas vantagens:
O combate direto ao desperdício na gestão de alimentos.
O apoio alimentar suplementar a pessoas em situação de vulnerabilidade social e económica.
A criação do Banco de Bens e Equipamentos
Uma iniciativa que promove a responsabilidade social dos cidadãos e das instituições (públicas ou privadas), incentivando à economia circular:
Ao estimular a participação ativa da comunidade pela entrega de bens usados que possam ser reutilizados e aproveitados por outros que não têm condições para os adquirirem.
Ao promover a redução, recuperação e reutilização de bens e equipamentos, contribuindo para o combate ao desperdício e a rentabilização dos recursos materiais.
A adesão ao Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga
A adesão ao Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga leva a reestruturações internas do funcionamento das organizações, tais como:
Privilegiar o leasing de veículos (de preferência elétricos)
Criar parcerias com operadores de transporte público locais, da TUB, aos táxis até aos TVDE (Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados a partir de Plataforma Eletrónica)
Implementar infraestruturas de estacionamento para bicicletas ou motas perto da entrada dos escritórios ou empresas
Adotar um regime de teletrabalho ou de trabalho mais flexível que permita aos colaboradores trabalhar a partir de casa em certos dias da semana
Reformular os horários de entrada e saída do trabalho presencial para evitar aglomeração nas horas de ponta
Incluir informações sobre transportes multimodais e mobilidade suave nas comunicações com os clientes e os visitantes
Garantir condições para a realização de reuniões à distância
Comments