top of page
  • Foto do escritorBragaHabit

Braga recebe Laboratório de Inovação Social da Eurocities

Entre 30 de Maio e 01 de Junho, Braga recebe a 3ª Edição do Laboratório de Inovação Social da maior Rede Europeia de Cidades | Eurocities.



A transição digital inclusiva é o tema central da 3.ª edição do Laboratório de Inovação Social da Eurocities que arrancou no Espaço Vita, em Braga. Até ao dia 1 de Junho, cerca de 100 participantes de várias cidades europeias refletem sobre o papel da digitalização e da tecnologia na Inovação Social.


A sessão de abertura contou com a presença do secretário-geral da Eurocities, André Sobczak.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, mostrou-se satisfeito por Braga receber esta iniciativa que permite:

  • trocar experiências;

  • partilhar soluções inovadoras para responder aos desafios sociais.


Lembrou que Braga foi uma das cinco cidades portuguesas escolhidas para ser a Capital Europeia da Economia Social em 2021. Referiu que este é um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido nesta área.


O Município de Braga foi ainda um dos primeiros a apresentar o seu compromisso com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, no âmbito da iniciativa Eurocities. Desenvolveu vários projetos em conjunto com os agentes locais para reforçar o apoio social a várias categorias da população.

Destacou ainda a capacidade que Braga demonstra ao nível da criação de oportunidades de emprego qualificado. Isto traduz-se na criação de cerca de dois mil postos de trabalho por ano.

Lembrou ainda o papel que a economia social desempenha na comunidade local. De ressalvar a existência de várias empresas, instituições e organizações sem fins lucrativos que desenvolvem projetos com impacto positivo para os bracarenses. Destaque ainda para a existência de uma rede social dinâmica e experiente que tem sido capaz de responder aos desafios da área.

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page