BragaHabit aprovou o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) destinada à compra de 30 apartamentos, prontos a habitar.
O investimento estimado é de cerca de cinco milhões de euros. Este será feito no âmbito do programa 1.º Direito, do Instituto da Habitação e da Reabilitação urbana (IRHU). Esta OPA junta-se a uma outra a cargo da Câmara Municipal de Braga, que prevê a aquisição de 15 frações habitacionais.
João Rodrigues, Presidente do Conselho de administração da Bragahabit, refere que
Esta medida pretende dar resposta a agregados que vivem em situação de indignidade habitacional e já estão identificados.
A sinalização advém da Estratégia Local de Habitação, onde foram sinalizadas 1284 famílias e 3632 pessoas nestas condições.
Está prevista a aquisição de:
2 apartamentos, tipologia T1;
12 apartamentos, tipologia T2;
11 apartamentos, tipologia T3;
5 apartamentos, tipologia T4.
Os apartamentos serão arrendados a preços acessíveis a famílias bracarenses que têm condições habitacionais precárias. Para isso, terão em conta os rendimentos de cada agregado familiar.
João Rodrigues reforça que:
Por um lado, estamos a dar aos proprietários a possibilidade de vender os seus imóveis. Por outro, reforçamos a capacidade de acolher cidadãos que precisam de casa digna.
A Bragahabit e a Câmara de Braga têm trabalhado com diferentes mecanismos para combater o problema da habitação:
Estratégia Local, com um investimento previsto de 123 milhões de euros até 2026;
apoios extensíveis à classe média, para mitigar o impacto da subida das rendas e dos créditos;
Plano Diretor Municipal, que prevê o aumento da área de construção.
תגובות