Programa Braga Sol: apoia dez famílias em situação de vulnerabilidade habitacional com investimento de 50 mil euros
- BragaHabit
- 24 de jul.
- 2 min de leitura
A BragaHabit continua a reforçar o seu compromisso com a dignidade habitacional e a coesão social no concelho de Braga. No âmbito do programa Braga Sol – Habitar Melhor, a empresa municipal vai apoiar dez famílias em situação de vulnerabilidade habitacional, através de um investimento de 50 mil euros.

Esta edição do programa destinou-se, sobretudo, a idosos com reformas inferiores a 500 euros, pessoas com incapacidade física e famílias que enfrentam contextos socioeconómicos frágeis. Entre março e abril, foram submetidas 18 candidaturas, sendo aprovadas as intervenções consideradas mais urgentes e prioritárias.
Intervenções prioritárias e respostas imediatas
Segundo o administrador executivo da BragaHabit, Carlos Videira, a maioria das candidaturas aprovadas prende-se com a adaptação de instalações sanitárias para pessoas com mobilidade reduzida.
Substituição de banheira por base de duche de altura reduzida, com aplicação de barras de apoio e resguardos.
São algumas das soluções previstas, com o objetivo de garantir segurança e acessibilidade no quotidiano.
Há também casos de reparações estruturais urgentes, como intervenções de cobertura parcial para evitar derrocadas, nomeadamente ao nível de telhados e escoamentos comprometidos. Outras intervenções relacionam-se com substituição de caixilharias, em habitações com problemas graves de frio, humidade e deterioração de paredes e tetos.
De acordo com o responsável, algumas destas obras foram enquadradas no Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética, enquanto outras se inserem diretamente no objetivo do Braga Sol: melhorar as condições de habitabilidade, segurança e salubridade das casas.
Apoio adaptado à realidade de cada caso
Entre as dez candidaturas aprovadas, uma optou por executar diretamente as obras, enquanto as restantes nove solicitaram a intervenção da BragaHabit. Para estas situações, será lançado, nas próximas semanas, o procedimento de contratação pública, prevendo-se que as intervenções estejam concluídas até ao final de 2025.
O financiamento máximo por candidatura é de 5 mil euros, permitindo uma resposta ajustada às necessidades identificadas e com foco na resolução dos problemas mais urgentes e estruturais.
Uma nova edição à vista
Carlos Videira sublinhou que
O programa Braga Sol foi modificado para estar mais atualizado face àquilo que são as necessidades do Parque Habitacional de Braga, permitindo uma atuação mais eficaz e alinhada com os desafios reais da população.
A BragaHabit prevê o lançamento de uma nova edição do Braga Sol no início de 2026, mantendo o foco na melhoria das condições de vida de quem mais precisa; e reforçando o papel do município na promoção de uma cidade mais inclusiva, segura e solidária.
コメント